O Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas já anunciou o seu elenco. Com história original escrita por Gonçalo M. Tavares, encenada por Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João, direção de magia de Luís de Matos e música de Alexandre Soares, o circo regressa de 15 de dezembro a 7 de janeiro.
Corpo do artigo
Para a edição de 2023, o Coliseu desafiou Gonçalo M. Tavares a escrever uma história original para um circo memorável. Naquela que é a sua estreia a escrever para Circo, Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago, vai guiar o público numa viagem onírica de homenagem à memória, através do amor de um neto pelo seu avô.
Neste espetáculo-sonho haverá artistas em terra a surpreender com malabarismos impossíveis e outros em voos ousados num trapézio de fazer suster a respiração. Hula-hoops, antipodismo, arame, corda balanço, mastro chinês, báscula coreana, tecido acrobático, magia e os imprescindíveis palhaços são os números que completam o programa, que se apresenta num cenário que conta, pela primeira vez, com tecnologia de hologramas, da autoria de Luís Porto, e desenho de luz de Cárin Geada (Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II).
Desenvolvido e programado pelo Coliseu, com a parceria do Teatro Nacional de São João, o Circo do Coliseu combina os clássicos da tradição circense com a contemporaneidade, resultando num espetáculo circense único em Portugal, rejuvenescido e completo, com uma seleção de artistas de diferentes países: João Pamplona (Portugal), Swantje Kawecki (Alemanha), Imogen Rose Macrae (Reino Unido), Hannah Grove (Estados Unidos), Cintia Luftman e Kety Luftman (Portugal), Shalom Gramiccioli (Itália), Ruby Burgess (Reino Unido), Volantes Company (Dinamarca), Palhaços Rui Luftman, Maximo Luftman e Xaxá (Portugal).A estreia do tradicional circo acontece no dia 15 de dezembro, sexta-feira, às 21 horas, e conta com várias récitas até 7 de janeiro.