“Fogo-fátuo”, do português João Pedro Rodrigues, foi derrotado nesta votação que junta os favoritos dos espectadores e dos deputados do Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
O pungente drama “Close”, do belga Lukas Dhont, que conta a história de amizade entre dois rapazes de 13 anos como uma história de amor, venceu o Lux Prémio do Público 2023, foi revelado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
“Fogo-fátuo”, do realizador português João Pedro Rodrigues, também estava nomeado, juntamente com “Alcarràs”, da espanhola Carla Simón, “Burning days”, do turco Emin Alper, e “Triângulo da tristeza”, do sueco Ruben Östlund.
“Close” estava nomeado para o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2023 e venceu o Grand Prix do Festival de Cannes. Na altura, o realizador Lukas Dhont disse que o filme pode incentivar conversas em torno da atual “crise da masculinidade”.
“Foi muito importante mostrar esses desafios, jogar com eles e também fazer-lhes oposição”. “Penso que há uma crise da masculinidade. Se pudermos ter essa conversa, isso é a coisa mais valiosa que sairá deste filme”, considerou.
O vencedor do Prémio Lux foi escolhido pela combinação das votações do público e dos deputados do Parlamento Europeu, cada com um peso de 50%. A plataforma deste prémio recebeu 45 mil avaliações do público e 360 dos eurodeputados.