A cidade da Maia inaugura esta sexta, às 18 horas, o segundo Colóquio de Fotografia da Maia. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Maia, com produção da Dez Quinze.
Corpo do artigo
A associação cultural Dez Quinze foi criada pelo fotógrafo José Farinha e pelo fotojornalista do "Público” Paulo Pimenta em 2023, o mesmo ano em que realizaram a primeira edição do colóquio de fotografia na Maia.
A Dez Quinze tem na sua génese a promoção e divulgação da fotografia em Portugal, através da organização de eventos, exposições e ações de formação. "É sempre importante para uma cidade acolher eventos como esta, principalmente não sendo uma daquelas a que estamos sempre habituados, como é o caso do Porto e Lisboa. É uma maneira de descentralizar também o lado cultural, de podermos dar oportunidade a outro tipo de públicos verem exposições, assistirem a debates de fotografia".
O colóquio vai contar com as exposições fotográficas dos trabalhos de Augusto Brázio, José Bacelar, Lara Jacinto e Lucilia Monteiro; e contará com a apresentação de vários projetos de fotografia da autoria de António Júlio Duarte, Céu Guarda, Inės d'Orey e Virgilio Ferreira.
As exposições são compostas por quatro trabalhos distintos, com temas diferentes e abordagens diferentes, Um dos segmentos intitula-se “Filhos do Sol” e debruça-se sobre o turismo no Algarve, mais especificamente em Lagoa. É um conjunto de fotografias de Augusto Brázio cheias de cor, de paisagens, de praias, de mar, elementos que fazem alusão à imagem mental que temos do Algarve, local sempre associado à palavra “férias”.
O colóquio tem programado para esta sexta três sessões de workshops de fotografia, promovidas pelo Instituto de Produção Cultural e Imagem para a comunidade escolar. Está também prevista a primeira parte de uma masterclass de fotografia em "Edição de Projeto" que nos é trazido pelo fotógrafo António Pedrosa. A abertura oficial da exposição de fotografia acontece às 18 horas.
No sábado, prossegue a masterclass de fotografia, que irá decorrer entre as 10 e as 13 horas, seguindo-se a apresentação dos projetos de fotografia de Inês d'Orey, Virgilio Ferreira, António Júlio Duarte e Céu Guarda. O programa vai ser finalizado com uma mesa redonda, que decorrerá entre as 17 e as 20 horas, moderada por Rui Prata, que irá contar com todos os convidados, exceto o fotógrafo Virgilio Ferreira, que irá ser substituído por Bruno Silva.
A exposição estará disponível até 31 de março e a entrada é gratuita.