Arranca, esta segunda-feira, no Edifício da Alfândega do Porto, a primeira edição do Festival Urbano de Desporto e Cultura (The World Battle 2023), que vai juntar 300 atletas de 60 países e servir de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Corpo do artigo
O Festival Urbano de Desporto e Cultura (The World Battle 2023), que decorre, pela primeira vez, no Porto, reúne os melhores dançarinos oriundos do mundo e contém algumas das competições mais importantes de dança internacional, onde se cruzam todo o tipo de culturas mundiais.
Até do dia 3 de setembro vão decorrer, no Edifício da Alfândega do Porto exposições, workshops, sunsets, demonstrações de rua, festas e espetáculos fora da competição.
Esta segunda-feira, decorreu o workshop Momentum Crew – Breaking. Terça-feira, haverá outro workshop Bojin – Breaking; Lifestyle Market; Street Vibes + Desporto No Bairro.
A competição internacional WDSF World Series, que serve de qualificação para os Jogos Olímpicos de Pari's 2024, tem lugar entre quarta e quinta-feiras. Vai consistir no 1vs1 bboy (masculino) e no 1vs1 bgirl (feminimo), onde participarão cerca de 300 atletas de mais de 60 países, incluindo Portugal. Em representação pelas ‘cores’ lusas estarão os atletas Deeogo Oliveira e Vanessa Marina.
O evento também assinala o 50º aniversário da cultura Hip-Hop e o 20º aniversário de Momentum Crew, um grupo português criado em 2003 que é parte organizadora deste evento mundial, que nasceu como Eurobattle e, há cerca de cinco anos, passou para The World Battle, devido à adesão de todos os continentes, juntando mais de mil dançarinos com idades compreendidas entre os 5 e os 50 anos. Atualmente, a Momentum Crew é campeã mundial de breaking, sendo composta por 14 elementos.
O breaking é considerado uma modalidade olímpica e integra o leque de disciplinas em competição, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A modalidade tem atualmente cerca de 1,2 milhões de praticantes em todo o mundo.
The World Battle 2023 é organizado pelo MXM Art Center, um centro portuense de arte urbana, focado na produção de espetáculos e formação artística.