Nova temporada abre já este domingo de manhã no Coliseu do Porto ao ritmo da percussão e encerra em outubro com uma novidade. A Garota Não tem carta branca e vai escolher o seu próprio reportório.
Corpo do artigo
Os Concertos Promenade regressam ao Coliseu do Porto para uma nova temporada pensada para toda a família. De Tchaikovsky, a Gershwin, o foco é a música clássica. Contudo, a edição deste ano foi mais longe: implementa um cruzamento disciplinar numa viagem que vai do jazz ao cinema.
O ciclo, preparado para contar as melhores histórias da música, é composto por seis concertos. Sempre no primeiro domingo de cada mês, às 11 horas. O primeiro, “...Até ao mar”, é apresentado já este domingo, 24 de março.
O Pulsat Percussion Group será acompanhado por uma curta-metragem infantil, “Paddle to the sea”. O maestro Cesário Costa, diretor artístico dos Concertos Promenade, avança ao JN como houve “uma preocupação de chamar à atenção, através da música, para temas que abordam as alterações climáticas e a sustentabilidade”.
Mesmo sendo o repertório para orquestra o verdadeiro estilo desta temporada, o Coliseu reconhece a elasticidade da música e a vantagem de incluir outros géneros na sua programação. Assim, incluiu uma novidade para levar o clássico mais longe, dando carta branca a um artista fora da indústria.
O segundo concerto, no próximo mês, dia 28, está nas mãos da Orquestra de Jazz de Espinho para assinalar os 50 anos do 25 de abril. Conta com os convidados Marta Ren e JP Simões que darão voz às “Canções da liberdade”.
Gershwin em setembro
Depois de abril, a música instrumental estará mais presente, com “Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, a 26 de maio, e logo após o verão, a 15 de setembro, “Um americano em Paris”, do compositor norte-americano George Gershwin.
O desejo é propagar por outros públicos, dos mais miúdos, aos graúdos, repertórios de orquestra, afastando-o de elitismos. Para tal, haverá “sempre uma explicação das obras apresentadas, pelo professor Jorge Castro Ribeiro”, diz Cesário Costa. Como no primeiro concerto, todos irão ter imagens: “Entendemos que este elemento associado à música permite compreensão do que é escutado”.
Carta branca para A Garota Não
Para a programação do último Concerto Promenade foi lançado o convite a uma artista da nova música portuguesa, que se apresentará no Coliseu a 13 de outubro.
“Neste momento, ninguém sabe o que se vai ouvir nesse concerto, mas sabe-se que são obras escolhidas pela artista A garota Não”, diz o maestro Cesário Costa. “Para ela, têm um significado muito especial”.
O repertório escolhido será interpretado pela Orquestra Clássica de Espinho.
Os bilhetes para todos os espetáculos têm preços entre os 12 e os 14 euros.