Num país onde concursos televisivos como o "Ídolos" ou "Achas que sabes dançar?" são um sucesso de audiências, não é de admirar que no Rock in Rio alguns dos stands publicitários repitam estas fórmulas eficazmente.
Corpo do artigo
Mafalda e Francisca Morais, de 16 e 13 anos, respectivamente, são irmãs e, acompanhadas por quatro amigas, subiram ao palco do "Sing Millenium", uma réplica do jogo para Playstation "Sing Star", só que, aqui, com público a sério. Em casa, costumam cantar no "Sing Star" com os amigos, mas no Parque da Bela Vista tudo assume uma dimensão diferente: "inexplicável", confessa Mafalda. O sexteto cantou "Anna Júlia", um dos sucessos dos brasileiros Los Hermanos, enquanto, frente ao palco, o público cantava em coro, saltava e aplaudia.
No stand dos Jogos Santa Casa, a compra de cinco euros em raspadinhas dá direito a participar num concurso onde os dotes vocais, o balanço da anca ou o talento para djing são avaliados, sempre com músicas de algum artista que, nesse dia, actue no Palco Mundo, o principal deste evento. As palmas da assistência, medidas por um palmómetro, ditam, no final da noite, os seis vencedores de bilhetes duplos para o Rock in Rio Madrid. Quando a edição de 2010 do Rock in Rio Lisboa terminar, 30 sortudos irão assistir ao festival no país vizinho.
Com as devidas diferenças, o stand da Toyota aposta numa fórmula idêntica, mas mais ousada, onde se procura encontrar o "Rei do Rock". Os anfitriões serão, em cada um dos dias, os apresentadores do talk show da RTP 2 "5 para a meia-noite", que têm a seu cargo animar as hostes. Ontem foi a vez de Filomena Cautela e hoje os participantes contarão com a presença do humorista Luís Filipe Borges. Aqui, para se ser "Rei do Rock", com direito a trono, é preciso girar uma roda e cumprir um dos nove jogos propostos, sendo que um deles implica criar uma coreografia.