Congresso em Famalicão assinala 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
O Congresso Internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois” que decorre de 14 a 16 de março, no Centro de Estudos Camiliano, em Seide, Famalicão vai reunir dezenas de especialistas. É um dos pontos altos das comemorações do bicentenário do nascimento do escritor.
Corpo do artigo
O legado do romancista vai ser reapreciado por investigadores de universidades portuguesas, do Brasil, dos Estados Unidos, da Roménia e do Reino Unido mas depois dos trabalhos a iniciativa inclui momento culturais alusivos ao escritor. No primeiro dia, o serão musical será protagonizado pelo Divisi Quartet, que irá apresentar arranjos e transcrições presentes nas obras de Camilo Castelo Branco, com início pelas 21h30, e no segundo dia haverá uma visita orientada à Casa de Camilo com apontamento musical na Casa dos Caseiros por Cristina Petrescu.
No último dia de congresso haverá uma visita orientada à exposição permanente "Torre Literária - Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa", na Fundação Cupertino de Miranda seguindo se um almoço com ementa camiliana.
Nos dias 14 e 15 terá lugar uma Feira de Edições Camilianas, no Centro de Estudos Camilianos.
Ao longo de 2025, o município famalicense está a assinalar o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco com inúmeras iniciativas para a" preservação e a transmissão do seu legado e a conquista de novos leitores das suas obras".