É já na segunda-feira que arranca a edição deste ano, a 18ª, do festival literário Escritaria. Até ao dia 26, Penafiel rende homenagem a Maria do Rosário Pedreira com duas dezenas de iniciativas.
Corpo do artigo
20 outubro: segunda-feira
Lançamento do livro "Escritaria 2024: Arnaldo Antunes", apresentação de Adélia Carvalho e Daniela Oliveira
Exibição do filme "Os Verdes Anos", de Paulo Rocha, com música de Carlos Paredes (1963, drama, 85", M/12)
No ano em que se comemoraria o nonagésimo aniversário deste artista e o centenário do nascimento de Carlos Paredes, exibimos um clássico do cinema português que marca o início do Cinema Novo português. Estreado em 1963, com música original de Carlos Paredes, uma homenagem também à guitarra portuguesa, instrumento-chave no Fado que Maria do Rosário Pedreira tanto fala. (Ponto C, Auditório, 21 horas)
21 outubro: terça-feira
"As mulheres do meu país" com Francisca Camelo e Capicua, Karla da Silva, Cirila Bossuet, Cláudia Jardim, Cláudia R. Sampaio.
"A partir do livro de Marias Lamas, "Mulheres do meu país", que reuniu entrevistas a dezenas de mulheres de norte a sul do país, Francisca Camelo construi com Capicua, Cláudia R Sampaio, Cirila Bossuet, Cláudia Jardim e Karla da Silva, um espetáculo que junta poesia portuguesa contemporânea escrita por mulheres e a música.
O conceito do especáculo é o foco na poesia escrita por mulheres e na produção de arte feita por mulheres, absolutamente diversas, que aqui vivem e trabalham.
Poetas: Francisca Camelo, Capicua, Cláudia R Sampaio, Cirila Bossuet, Cláudia Jardim e Karla da Silva
Músicos: Clara Lacerda - piano jazz, Afonso Boucinha - saxofone / eletrónica, Ricardo Coelho - bateria / percussão; Karla da Silva - percussão". (Ponto C, Auditório, 21.30 horas)
22 outubro: quarta-feira
"Rua das Pretas" convida Sandra Horta (Ponto C, Auditório, 21.30 horas)
23 outubro: quinta-feira
Visita a escola EB + Secundária do Pinheiro (9.30 horas)
Espetáculo "Poesia em construção" com Denise, Né (Barrako 27). Host Puro L. (Ponto C, Cafetaria, 21.30 horas)
24 outubro: sexta-feira
Inauguração da arte pública
"Cerimónia de inauguração da silhueta do autor e frase que vão marcar o espaço público da cidade. Atividade com a presença da autora". (Jardim do Sameiro, 10.30 horas)
Visita à Escola Secundária de Penafiel (14.30 horas)
Concerto Aldina Duarte (feat. Pedro Lamares e Ana Isabel Dias)
"Concerto de Aldina Duarte a partir dos poemas e preferências musicais de Maria do Rosário Pedreira.
Este espetáculo de fado contará com a participação de Pedro Lamares (poesia) e Ana Isabel Dias (harpa)". (Ponto C, Auditório, 21.30 horas)
25 outubro: sábado
Inauguração da exposição "Portas abertas no coração: o fado de Maria do Rosário Pedreira", com a colaboração de Bruno Santos, Fedra Santos, Raúl Constante Pereira e Joana Estrela. (Biblioteca Municipal, 11 horas)
Performance "Gabinete poético" por Nelo Sebastian Vera (Vudú Teatro)
"O Vudú Teatro adapta-se a qualquer tipo de pequeno espaço com público (salas de exposições, teatros, bares, centros cívicos, associações, casas, lugares escondidos na via pública...). Uma arrecadação, um escritório, uma salinha fechada, até mesmo uma casa de banho!Neste espaço íntimo, inicia-se o ritual poético. Um frente-a-frente com o ator/músico/manipulador. Uma experiência. (Ponto C, 15 horas)
Mesa de debate "Dei-te o meu corpo como quem estende um mapa antes da viagem", com José Luís Peixoto, Luísa Sobral e Nuno Camarneiro, moderação João Ceú e Silva
"Uma conversa sobre os autores que Maria do Rosário Pedreira ajudou a revelar e que marcam a actual literatura portuguesa. Como editora acompanhou a estreia literária de dezenas de autores marcantes, como João Tordo, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto, Luísa Sobral entre muitos outros". (Ponto C, Auditório, 15 horas)
"Caçador de algas" - Sessão de autógrafos com Maria do Rosário Pedreira
"Sessão de autógrafos do livro inédito de contos "Caçador de algas" uma edição exclusiva da Escritaria 2025, com contos da autora homenageada, Maria do Rosário Pedreira". (Ponto C, Auditório, 16 horas)
Mesa de debate "Dizem que já me enganaste soprando no meu ouvido fados de rara beleza", Cristina Branco, Carlos Tê e Tiago Torres da Silva, moderação Ivan Lima
"Uma conversa sem pontas soltas sobre a escrita para fado e canções tão presente na obra de Maria do Rosário Pedreira. Uma visão de uma oficina de escrita por quem a usa e por quem a interpreta". (Ponto C, Auditório, 17 horas)
"Desespero avulso" com MRP e Rita Pedreira (tia e sobrinha)
"Duas gerações e um mar de poesia a uni-las. Rita e Maria vão desenvolver um diálogo de textos e afetos." (Ponto C, Auditório, 18 horas)
Entrevista à homenageada por Teresa Dias Mendes
"Entrevista de vida à homenageada da Escritaria 2025, com especial enfoque na sua carreira como editora, autora infanto- -juvenil de sucesso, poeta galardoada e letrista de sucesso.
Como se conjugam todas estas personalidades e autoras numa só voz e haverá alguma que se imponha. Uma conversa sobre a vida e as letras". (Ponto C, Auditório, 21.30 horas)
Concerto de Marta e Micó
"Dois conhecedores da poesia de Maria do Rosário Pedreira apresentam um espetáculo de bolso onde poderemos ouvir alguns temas da homenageada em castelhano". (Ponto C, Cafetaria, 23 horas)
26 outubro: domingo
Oficina de poesia para crianças (Companhia Cepa Torta)
"O Poema «O Pássaro da Cabeça» de Manuel António Pina é o instrumento criativo para despertar na criança o seu universo pessoal e suas narrativas, e demonstrar como o pensamento abstrato tem início na ideia de referência. Qualquer referência, e as narrativas individuais relacionadas, podem ser transformadas em poesia.[...]
Seguindo a estrutura do poema referido, durante a oficina, as crianças serão orientadas numa narrativa própria que irá contribuir para o seu poema final". (Ponto C, átrio, 10 e 11.30 horas)
Performance "Gabinete poético", por Nelo Sebastian Vera (Vudú Teatro) - (Ponto C, Caturra, 15 às 18 horas)
Mesa de debate "Todos os dias há páginas nos teus olhos", com Francisco José Viegas, Cristina Ovídio e Ana Pereirinha, moderação Rui Couceiro
"Dizem que é única na forma como encara o seu papel de editora. Dizem que tem um estilo anglo-saxónico e que discute os romances com os seus autores, linha a linha. Dizem que os autores a adoram. E o que dizem os amigos de profissão?" (Ponto C, Auditório, 15 horas)
Mesa de debate "O poema foi sempre o que valeu a pena", com Pedro Mexia, Verónica Aranda e Jorge Reis-Sá, moderação Minês Castanheira
"Se é uma figura única na edição, na poesia a singularidade não é menor. Há quem a veja como melancólica, como romântica incurável, como uma poeta fatalista, o facto é que construiu uma obra sem paralelo na poesia portuguesa. Será o Rosarismo uma corrente estética de uma pessoa só?". (Ponto C, Auditório, 16.30 horas)
Espetáculo de circo contemporâneo "Rima", por Alan Sencades e Alvin Yong (Erva Daninha)
"Espetáculo multidisciplinar em que as técnicas de circo e o movimento se cruzam, tendo como linguagem central a roda Cyr, como um símbolo de conexão entre duas peças consonantes dentro do mesmo (uni)verso. O público é convidado a identificar-se com essa experiência de procura de uma casa, um lar, um abrigo construindo conexões significativas, independentemente das origens geográficas". (Ponto C, Auditório, 18 horas)