“Dopesick” e “Painkiller”: minisséries para o caso real da epidemia de opioides nos EUA.
Corpo do artigo
O caso da vida real é melhor do que as duas séries ficcionadas — “Dopesick”, com Michael Keaton, Disney+, 2021, e “Painkiller”, com Matthew Broderick, Netflix, 2023 — e continua sem sabermos quando acaba. Até agora, a bilionária família Sackler não foi condenada. Tudo foi resolvido com dinheiro; a última verba, somada por acordo judicial, chega a seis mil milhões de dólares, mas ninguém está na prisão.
Os Sackler são os proprietários da Pardue Pharma, a farmacêutica que em 1996 manipulou o sistema e as lacunas nas leis de saúde dos EUA, subornou, cometeu vários tipos de fraude e fez aprovar a prescrição de OxyContin. O medicamento, um potente analgésico que causa adição, era vendido com um folheto a dizer que “raramente vicia”. Em duas décadas, mais de 500 mil norte-americanos morreram por overdose de OxyContin, milhões continuam viciados e a epidemia que começou ali é uma catástrofe de saúde muito real — tão real quanto os milhares de milhões de dólares que os Sackler já lucraram.
O acordo de indemnização para resolver as ações judiciais movidas por oito governos estaduais, dezenas de hospitais, milhares de pessoas que se tornaram viciadas e outros que processaram a empresa pela comercialização enganosa de OxyContin favorece os Sackler: dá-lhes imunidade contra futuras ações judiciais e mantém intactas as suas fortunas pessoais. A Pardue entrou entretanto em falência, mas os Sackler conseguiram sacar antes 10 mil milhões de dólares para as suas contas.
Mantendo um alto potencial de indignação e interesse público, o caso conhecerá agora novo capítulo: o Supremo Tribunal aceitou ouvir os argumentos da administração federal dos EUA, que questiona a legalidade do acordo de falência da Purdue e a imunidade dos seus donos.
Diferentes mas igualmente insatisfatórias nas suas qualidades dramatúrgicas, as minisséries “Painkiller” e “Dopesick” ajudam a perceber o que é este caso intolerável de terror, mas os factos mais emocionantes estão nas notícias que procuramos depois em busca de justiça.
“Painkiller”, 8 ep., Netflix, 2023
“Dopesick”, 6 ep., Disney+, 2021