Primeira eliminatória foi este sábado e escolheu seis candidatos a um lugar na Eurovisão, que este ano acontece na Suíça.
Corpo do artigo
Há um ano, o cantor suíço Nemo ganhou a Eurovisão, com o eclético “The Code”. Em 2025, tudo está ainda em aberto, mas Portugal encontra-se um passo mais perto de saber que tema irá enviar à Basileia, na Suíça, de 13 a 15 de maio. São já conhecidos os primeiros seis finalistas do Festival da Canção, depois da primeira eliminatória ter acontecido este sábado, em Lisboa.
JOSH, com “Tristeza”; Marco Rodrigues e “A Minha Casa”; Jéssica Pina, com “Calafrio”; Bluay, com a canção “Ninguém”; e de Margarida Campelo, “Eu sei que o amor”, foram os cinco primeiros temas escolhidos este ano, pela combinação de votos do público e do júri da RTP.
Repescada após uma segunda votação rápida apenas do público, “Adamastor”, de Peculiar, foi a sexta canção selecionada.
De fora, ficaram Xico Gaiato, com “Ai Senhor!”; Rita Sampaio, com “Voltas”; Du Nothin, com “Sobre Nós” e Capital da Bulgária, com “Lisboa”.
Tudo recomeça para a semana
No próximo sábado, dia 1, acontece a segunda semifinal. Por ordem, irão entrar em cena A Cantadeira, com “Responso à Mulher”; TOTA, com “á-tê-xis”; bombazine, “Apago tudo”; emmy Curl, “Rapsódia da Paz”; Inês Marques Lucas, “Quantos Queres”; Fernando Daniel, “Medo”; Luca Argel feat. Pri Azevedo, “Quem foi?”; NAPA, “Deslocado”; Diana Vilarinho, “Cotovia”; e HENKA, “I Wanna Destroy U”.
Embora ainda seja cedo para favoritos, no YouTube, onde os “lyric vídeos” dos 20 candidatos já foram colocados há semanas, “Medo”, de Fernando Daniel, tem tido mais visualizações, mas destacam-se também o rock-metal de HENLA – ambos atuam no dia 1; ou JOSH, com “Tristeza” – já apurado este sábado.
Porque nem só de competição se faz o Festival da Canção, a primeira semifinal contou, como convidados especiais, com os Fogo Fogo com a Orquestra de Batukadeiras de Portugal, a interpretar “Umbadá”, de Jorge Fernando.
A noite foi conduzida por Carlos Malato e Jorge Gabriel e à frente da segunda gala. de 1 de março, estará uma dupla feminina, Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo. Filomena Cautela e Vasco Palmeirim apresentam a grande final, a 8 de março, onde Portugal escolhe o tema que irá enviar à Eurovisão.