
Telhado ruiu no Conservatório de Leiria
Foto: CIAS
Tempestade Kristin destrói telhado da escola de dança de Leiria e danifica quatro estúdios. Lançada campanha para angariar 60 mil euros.
O Conservatório Internacional Anarella Sanchez (CIBAS), em Leiria foi amplamente danificado pela tempestade Kristin. Como a grande maioria dos estúdios da escola foram destruídos, não há condições de segurança para que os alunos possam ter aulas, enquanto não for recuperado o telhado da instituição cultural.
Anarella Sanchez, diretora do Conservatório, lançou um apelo público. "O Conservatório que fundei em Leiria não é apenas um espaço físico. É um lugar onde, todos os dias, crianças e jovens vêm trabalhar, sonhar, construir disciplina e crescer como dançarinos e como indivíduos".
Quatro dos sete estúdios estão inoperacionais. "O telhado é uma estrutura contínua que atravessa sete estúdios e, neste momento, quatro estão severamente danificados e completamente expostos, sem condições seguras para operar", diz Sanchez.
A situação é urgente: "A água agora está a afetar os pisos flutuantes e o linóleo, que são superfícies essenciais e especializadas para a dança. Se não agirmos rapidamente, esses pisos sofrerão ainda mais danos, aumentando significativamente o custo geral e a complexidade dos reparos", aponta a diretora.
Uma campanha de angariação de fundos para recuperar o telhado, no valor de 60 mil euros foi lançada na quinta-feira. Até este sábado já tinham conseguido arrecadar mais de 15 mil euros em donativos.
Pela excelência artística
O Organismo de Produção Artística - OPART e a Companhia Nacional de Bailado manifestaram a sua solidariedade: "O Conservatório é um parceiro com quem mantemos um protocolo de formação em contexto de trabalho, contribuindo de forma decisiva para a formação de jovens bailarinos e bailarinas, incluindo profissionais que hoje integram ou colaboram com a nossa Companhia".
E apelam: "É uma instituição cujo trabalho pedagógico e artístico tem um impacto significativo no desenvolvimento da dança em Portugal", sendo vital "assegurar que continua a ser um espaço de excelência artística"

