A Associação de Estudantes do Conservatório de Música do Porto (AECMP) está a organizar o IV Estágio de Orquestra. A decorrer desde segunda-feira, prolonga-se até ao próximo domingo, destinado a jovens estudantes de música até aos 23 anos.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, a direção do estágio conta com um maestro estrangeiro. O convidado é o maestro espanhol Pablo Urbina, uma figura de destaque e premiada no âmbito da direção musical. Com uma carreira já vincada, Pablo Urbina, lidera os trabalhos intensivos durante uma semana.
Esta iniciativa reúne 75 estudantes de todo o país, incluindo o continente, os Açores e a Madeira. Durante estes sete dias, os jovens terão a oportunidade de trabalhar com oito professores de diferentes classes de instrumento, sob a orientação geral do Maestro Urbina.
Além de aulas práticas, os participantes beneficiarão de conferências e workshops, enriquecendo as aprendizagens na área da música e partilhando experiências. Reconhecendo a importância da participação dos estudantes de música em eventos deste tipo, a AECMP aposta na construção de um estágio de qualidade e exigência ao nível da direção musical, com apoio do Conservatório de Música do Porto e da Câmara Municipal do Porto.
O estágio culminará num Concerto Final, a realizar-se no próximo domingo, no Auditório do Conservatório de Música do Porto. O programa do concerto inclui obras de Rachmaninov, Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov.