O logótipo da Guimarães 2012 simboliza "o amor que os vimaranenses têm à sua história e às suas memórias". A explicação é do seu criador, João Campos, que, em Outubro de 2010, venceu o concurso para a concepção do símbolo da Capital Europeia da Cultura (CEC). A ideia foi adoptada pelos vimaranenses, já que o logótipo do coração invadiu o comércio e as ruas. Um coração que também "é inspirado nas ameias do castelo e no elmo de D. Afonso Henriques", primeiro rei de Portugal.
Corpo do artigo
Nas ruas e no comércio, o coração da CEC está um pouco por todo o lado. E também há quem eternize o símbolo do evento no corpo, como noticiou o JN na edição de ontem. Sobre esta manifestação extrema de apreço, pela iniciativa e pelo símbolo, diz o criador do coração que "é um orgulho profissional e pessoal".
Aos 27 anos, João trabalha em Lisboa no ramo do design e do marketing. Assume que o logótipo "é, provavelmente, o mais mediático" que já fez, e, ao ver o acolhimento que teve em Guimarães, fica "com o sentimento de que a missão foi cumprida". Ainda assim, acha difícil medir o impacto que teve ou terá na carreira a projecção alcançada com a ideia.
O logótipo consiste apenas nos contornos do coração, pois o objectivo é que cada pessoa adapte o interior com as formas e cores que bem entender. Embora seja natural de Aveiro, João Campos vai estar, hoje, na cerimónia de abertura.