<p>A sul da Figueira da Foz, de que dista modestos sete quilómetros, a praia da Cova Gala é detentora de um extenso areal separado por uma série de esporões/ /pontões construídos para suster o avanço do mar, tornando-o consequentemente mais calmo e servindo simultaneamente de barreira ao vento. </p>
Corpo do artigo
A zona sul da praia está rodeada pelas dunas e pela mata e tem pouca afluência mas a restante zona, mais próxima das habitações, é muito requisitada pelos banhistas.
Com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia costuma ser palco de diversas provas de ambas as modalidades.
Pode igualmente pescar-se à linha e os pescadores mais conhecedores da zona e das manhas do mar são recompensados com bonitos sargos e robalos que acabam, invariavelmente, nos tachos das tasquinhas e restaurantes das gentes locais.
A existência de esporões/pontões originou, a sul, o aparecimento de uma série de micropraias solitárias, bastante procuradas pelos adeptos do naturismo. Em termos de praia, Cova Gala tem para oferecer apenas 300 metros de areal, o mar tem excelente qualidade, embora em alguns pontos seja bravio, e os mais curiosos e que não gostem de ficar muito tempo sentados ao sol a tostar, sempre podem caminhar em direcção ao sul em busca desses pequenos recantos quase secretos e que só os locais sabem os acessos correctos.
As praias a sul têm quase as mesmas características, o único inconveniente é o mar: bravio e perigoso. Esta zona é igualmente menos frequentada, dado não ter ainda sofrido os efeitos da construção desenfreada.
Para os bons garfos deixámos a seguinte recomendação. Visitem o Largo do Pescador, onde repousa com solenidade o restaurante Carrossel. Irá provar pratos de peixe imemoriais, do tempo em que os homens de Cova da Gala partiam para o mar alto, com o intuito de pescar bacalhau à linha, e empanturre-se com as línguas do fiel amigo, servidas de mil e uma maneiras.