A folia carnavalesca pode ter contaminado boa parte das propostas do fim de semana, mas quem busca a reflexão não se sentirá defraudado.
Corpo do artigo
Victor Hugo Pontes e a ansiedade que nos tolhe
Há liberdade e imaginação na nova coreografia de Victor Hugo Pontes, em palco no Teatro Nacional São João até domingo, paredes meias com uma ansiedade que transparece no título e nos faz lançar um olhar imersivo sobre a realidade.
Indagar o mundo na tela do Fantasporto
“Da guerra à propaganda política, da inteligência artificial às alterações climáticas”, há muito para ver na 45ª edição do Fantasporto, como explica o JN. Embora o fantástico esteja nos genes do icónico, cada vez mais a programação contempla uma atenção crescente a outros géneros e perspetivas. Até 9 de março há mais de uma centena de filmes para ver, oriundos de mais de 30 países.
Arte em perpétuo movimento
Múltiplas disciplinas performativas têm lugar no Fogo Fátuo, um festival de arte em movimento que decorre ao longo de todo o dia de sábado na Galeria Municipal do Porto. Das tradições populares às linguagens contemporâneas, o cartaz apresenta um caleidoscópio de experiências para os mais variados gostos, o que significa que quem procura performances intimistas ou eventos de cariz mais generalista encontrará iniciativas do seu agrado.
Rir com Álvaro Siza em Aveiro
A eclética obra de Álvaro Siza Vieira continua a inspirar criadores dos mais variados espetros. Até do riso. Patente na Capitania de Aveiro, a exposição de caricaturas tem o selo do Museu Nacional da Imprensa, via Porto Cartoon, e revela até que ponto a obra do aclamado arquiteto matosinhense continua desafiadora como sempre.
A nova arquitetura passa por Baião
Do já nonagenário mas sempre jovem Álvaro Siza para a nova geração de arquitetos, o salto é mais pequeno do que imaginamos. No renovado Mosteiro de Ancede, casa do Centro Cultural de Baião, é possível visitar quatro dezenas de maquetas e projetos reveladores da competência que grassa entre os mais novos profissionais da arquitetura.
MAAT: duas exposições, um só corpo
O corpo é o elemento comum em “Transe”, de Rui Moreira, e “Gestos”, de Ana Leon, as duas novas exposições do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com curadoria de João Pinharanda. Se na primeira é possível conhecer mais de perto um artista português cuja carreira tem sido feita sobretudo no estrangeiro, em “Gestos” a dimensão coreográfica da obra de Ana Leon ganha um protagonismo inquestionável.
O Rei(ninho) faz anos: 70!
“Homem Temporariamente Só” é o podcast da Antena 3 que celebra os 70 anos de Rui Reininho, assinalados esta sexta-feira. Em sete episódios, a voz dos GNR desfia episódios da sua vida e carreira, munido da ironia desarmante de que se faz sempre acompanhar.