Ainda antes de entrarmos no túnel de feriados que desemboca num torpor estival e num comboio desenfreado de festivais de verão, um banquete servido a melómanos a começar já no dia 12 de junho com o Primavera Sound Porto, as salas de espetáculos tradicionais ainda têm muito para oferecer este fim de semana.
Corpo do artigo
O verão é também sinónimo do encerramento dos teatros, por isso há que sorver todo o possível enquanto as salas permanecem abertas.
Festivais Gil Vicente em Guimarães
Em Guimarães a 37ª edição dos Festivais Gil Vicente é uma escolha acertada. Até 14 de junho vão apresentar-se nos vários palcos da cidade obras que “ajudam a manter vivo o espírito crítico e de intervenção política” desta forma de arte. O evento alberga duas estreias absolutas entre estas “Corre, bebé!”, de Gaya de Medeiros com Ary Zara já esta sexta-feira no Centro Cultural Vila Flor, às 21.30 horas.
Harold Pinter em Braga
A poucos quilómetros de distância, em Braga, "Traição" de Harold Pinter, pela Companhia de Teatro de Braga está em cena no Theatro Circo. Um relato biográfico sobre a irreversibilidade do tempo através de uma cronologia alterada.
A arte na Tanoaria em Esmoriz
Em Esmoriz, o original festival Tan Tan Tann que decorre na Tanoaria Josafer inaugura esta sexta-feira um programa de dois dias com música e teatro. Dírtztheatre abre o certame, sexta-feira, às 21.30 horas com “Alias”, com uma performance onde um homem vai revelando as suas camadas a partir do encontro com o “outro”. Sábado é a vez de “Les petites géométries”, pela companhia Juscomama.
Nome essencial da dança no Porto
No Porto, uma figura central da dança contemporânea europeia, Anne Teresa de Keersmaeker e a sua companhia Rosas tomam de assalto o Teatro Rivoli, com uma proposta que traz blues e Shakespeare uma combinação com um índice altíssimo de maravilhamento, para ver sexta e sábado, às 19.30 horas.
Uma história portuguesa no cinema
A nível nacional, as salas de cinema também trazem a estreia de "Portugueses" de Vicente Alves do Ó, um filme com muita música que não sendo ingénuo é extremamente otimista. Uma sugestão para alegrar o fim de semana.
Feira do Livro em Lisboa
Mais a sul em Lisboa, a Feira do Livro é um plano perfeito para saber das novidades editoriais, conhecer novos autores e propostas de deslumbramento. São 350 pavilhões para descobrir até dia 22 de junho.
Dois estádios, duas bandas em Coimbra e em Lisboa
Mas se já está em busca de música o fim de semana também se revela fortíssimo com os Guns ´n´Roses, esta sexta-feira no Estádio Cidade, em Coimbra.
Num outro Estádio, o da Luz, tocam este sábado os Calema e fazem história. Pela primeira vez, um artista a cantar em português atua em nome próprio no maior estádio do país.