São os últimos cartuchos dos festivais de verão: rock, rock e mais rock na castiça vila minhota, góticos por todo o lado no Extramuralhas, em Leiria, e uma invasão de metaleiros em S. Pedro do Sul, Viseu. Se anda por Aveiro, a loiça é outra: este sábado há acrobacias com aviões e música de borla com os Delfins.
Corpo do artigo
Vilar de Mouros, a rústica freguesia do Alto Minho com pouco mais de 700 habitantes, e que acolhe desde 1971 o mais antigo dos festivais de música de verão, ainda corre a todo o vapor. Este sábado há oito horas consecutivas de espetáculos de rock – e um bocadinho de pop-folk. Não conhece? Vale bem a pena – o ambiente é castiço mas contemporâneo, mantendo uma certa identidade neorrealista castiça. O cartaz está assim alinhado: Vapors of Morphine (18.30 horas), David Fonseca (19.45), The Waterboys (21.15), The Libertines (23) e, por fim, The Darkness (0.45 horas). Perca a cabeça, o bilhete sai a 53 euros. Siga aqui as dicas do guia de sobrevivência, relembre os horários dos concertos, e leia o que os repórteres do JN andam a escrever.
Para desopilar, no ano em que se celebra Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, o Festival das Dunas de São Jacinto, que arranca esta sexta-feira, merece atenção. “Foi pensado para toda a família, com várias atividades gratuitas e para todas as idades, que terão lugar num território caracterizado por uma vasta riqueza natural”, diz a organizaçãp. O cartaz de espetáculos no palco principal conta este sábado com a atuação dos HMB e no domingo com os Delfins. Destaque ainda para a estreia absoluta em Portugal de “Atlantid”, espetáculo noturno de música, lasers, água e luz, que irá decorrer na baía de São Jacinto este sábado à noite. À tarde, o Aveiro Air Show junta-se na baía de São Jacinto para uma demonstração de voos acrobáticos.
Portugal abaixo, em Leiria há um sábado inteiro para o 13.º festival Extramuralhas, dedicado às gloriosas franjas do rock gótico. Na Igreja da Misericórdia, às 16 horas, atua Hatis Noit, do Japão. Depois, no Jardim Luís de Camões, é tudo gratuito: No On (Portugal), Bounded By Endogamy (Suíça), Shad Shadows (Itália), Curses (EUA) e Dead Lights, (Inglaterra). Veja aqui o programa oficial da organização.
Em São Pedro do Sul, Viseu, também há rock, e com pesos-pesados, na 15.ª edição do festival Milagre Metaleiro Open Air. Este sábado atuam nomes como Kamelot, Korpiklaant,Onslaught, Stormler, Web, Humanart, Speedemon, Ekyrian e Rageful entre outros. O festival de heavy metal, decorre na aldeia de Pindelo dos Milagres, e prolonga-se até domingo à noite.
Quem não estiver para aquí virado, e nem quiser praia nem sol, que vai andar meio escondido no fim de semana, o escurinho do cinema é sempre uma salvação. Sugestão: veja “Motel destino”, a nova provocação carnal do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, que deu nas vistas em Cannes. O jornal “The Guardian” disse isto: “Este filme é terrivelmente bem interpretado pelo seu trio central: três performances intensamente e inconscientemente físicas, nas quais os seus corpos estão frequentemente em exposição, sensuais, mas frágeis”. E o “IndieWire” isto: “É sexy, perturbador, mas frio, apesar do calor equatorial fervente e da lava quente de atrações que flui livremente”. Para quem está no Porto, “Motel destino” está a passar no Cinema Trindade. Espreite o trailer: