Folk e Roberto Carlos em Braga, dança e pop-rock em Guimarães, poesia em Lisboa, Steve Hogarth no Porto, gargalhadas na Maia e o Joker em todo o lado. Siga este roteiro para um feriado com cultura.
Corpo do artigo
Profundo e mundano dentro do seu próprio hemisfério sónico, que agora combina a folk contemporânea com o jazz e o rock psicadélico, o cantautor americano Ryley Walker regressa esta sexta-feira a solo ao GNRation (21.30 horas), em Braga. Alma velha para a sua idade - tem 35 anos -, as suas letras são atravessadas por poesia oblíqua em torno da angústia que é existir.
Leia aqui o que precisa de saber sobre Walker.
Braga faz a vénia
Ainda em Braga, o rei continua entre nós: Roberto Carlos, lenda da música brasileira cumpre a sua enésima digressão, já passou por Lisboa e está a caminho do Minho, onde atuará duas vezes no Braga Fórum, este domingo e segunda-feira. Quer saber como vai ser? O JN já viu o espetáculo na Meo Arena.
Guimarães dança e canta
A coreógrafa alemã Sasha Waltz leva este sábado a Guimarães a peça que criou para vencer o confinamento da covid-19. O seu (belo) exercício da dança contemporânea segue a estrutura da composição musical "In C", de Terry Riley, composta em 1964, considerada a primeira obra histórica do minimalismo. É no Centro Cultural Vila Flor, às 21.30 horas, seguindo depois, dias 10 e 11 de outubro, para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Ainda em Guimarães e ainda neste sábado, o Teatro Jordão (Átrio das Salas de Bandas de Garagem) é palco para as atuações de quatro concertos do Sonus Art Fest. O programa contém: Maruja (UK), Blue Bendy (UK), Máquina (PT) e Children of the Pope (UK). O bilhete custa 10 euros, as portas abrem às 21 horas. Veja aqui o programa.
Maia ri da crise
O Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia arranca esta sexta-feira com três espetáculos e segue até ao dia 13. Todos os dias há sempre duas peças gratuitas em espaços públicos. O programa diz-nos uma coisa bastante evidente: em tempos de crise e incerteza, e como as tristezas não pagam as dívidas, rir é sempre o melhor remédio. Veja aqui as peças que destacamos.
Porto canta o H
É um momento único: Steve Hogart, o carismático vocalista da banda Marillion, também conhecido como H, dá este sábado um concerto único em Portugal, no âmbito da sua tournée europeia. É às 19 horas, no Coliseu do Porto. Mas prepare-se para um concerto singular: H vai atuar no Salão Ático e em regime intimista, muito próximo do público. Há dois preços de bilhetes, 24 ou 30 euros, e estão disponíveis aqui.
Lisboa bate na poesia
Este sábado às 17 horas, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, há disparos de poesia em todas as direções. É a Grande Final do Todo Mundo Slam, com 13 poetas lusófonos (Portugal, Brasil e Angola) a competir pelo título de campeão de Poetry Slam. A entrada é gratuita.
O Joker ri-se de nós
O filme da semana nos cinemas é “Joker: loucura a dois”, sequela de Todd Phillips para o primeiro filme de 2019. Novamente com Joaquin Phoenix, mas agora também com Lady Gaga, o thriller psicológico eleva a fasquia da crítica social ao nível cíncio do musical. Obra divisiva, mas inescapável. Ouça aqui o que diz o crítico de cinema no nosso Close up.