Este é oficialmente o primeiro fim de semana de outono e nada melhor do que várias propostas para começar, em grande, a nova estação, a mais bonita de todas.
Corpo do artigo
Porto: abóboras reais e as suas representações, banhos árabes e barbeiros
Para as famílias chega o grande evento do ano, na Fundação de Serralves, com a Festa de Outono são dois dias repletos de atividades e de animação para desfrutar. Os portões de Serralves estarão abertos das 10 horas às 19 horas para receber a festa que é totalmente gratuita. Também no Museu de Serralves é feita a última chamada para ver a exposição de Yayoi Kusama que termina no domingo.
Se prefere um evento mais intimista e já tem algumas saudades de estar dentro de portas, o Teatro Rivoli convida-o para uma incursão aos banhos árabes com "Hammam" da coreógrafa chilena Javiera Peón-Veiga. A Casa da Música também oferece um imperdível esta sexta-feira com o regresso de Gustavo Santaolalla.
Também dentro de portas, o Coliseu Porto apresenta a ópera "O Barbeiro de Sevilha", uma récita única para ver esta sexta feira. No Porto decorrem também as últimas sessões do Festival Beast.
Vila Nova de Gaia e muita cultura pop
Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, The Legendary Tigerman, Sherrilyn Kenyon, Dacre Stoker e Guy Delisle estão entre os mais de 30 convidados que vão atuar no Festival Bang! que arranca esta sexta feira e se prolonga até domingo.
Penafiel: três dias de festa rija e gratuita
Em Penafiel abre o novo espaço Ponto C- Cultura e Criatividade, com uma fórmula mágia: são três dias com 200 artistas e 24 atividades distribuídas por oito palcos. O melhor de tudo é que são todos gratuitos, tenha em atenção que algumas das actividades já estão esgotadas como é o caso da Banda municipal de Lagares que faz uma viagem pelos musicais da Disney com FF e Sofia Escobar e esgotou em escassos oito minutos.
Lisboa: Fado e Alfama combinação infalível
Na capital vive-se oficialmente esta sexta-feira o primeiro dia do Caixa Alfama, um festival de dois dias imperdível para os amantes do fado. Também em Lisboa está patente na Galeria Diferença a exposição de escultura de Rui Matos. Para os amantes da fotografia o MAAT tem patente a exposição de William Klein, um dos maiores nomes da fotografia.
Braga e uma mesa farta de imagens
Mais a norte, em Braga onde está sediado o centro nevrálgico do evento estão patentes várias exposições imperdíveis no Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais.
Quando se sentir cansado de tanto frenesim aproveite o domingo para (re)ler "Dom Quixote de la Mancha" de Miguel de Cervantes, nascido num 29 de setembro, Dia Mundial do Coração e um pequeno lembrete para lutarmos pelos nossos ideais, mesmo quando parecem utopias. "O medo é que faz que não vejas, nem ouças porque um dos efeitos do medo é turvar os sentidos, e fazer que pareçam as coisas outras do que são!"