Com um fim de semana prolongado à porta, não há desculpas para precipitações que não as climatéricas na hora de planear as atividades. Da passagem de Ana Lua Caiano pela Casa da Música, às 'curtas' em Ovar, sem esquecer as exposições de Amadeo e Armanda Passos, há propostas imunes a quaisquer amuos meteorológicos.
Corpo do artigo
Os Passos de Armanda no Douro
Entre Armando Passos e Peso da Régua já existia uma fortíssima ligação sentimental, ou não fosse esta soalheira povoação duriense a sua terra natal. Agora, com a inauguração do Espaço Armanda Passos no Museu do Douro, essa relação sai ainda mais reforçada. Numa ala do museu inteiramente dedicada à aclamada artista estão reunidos 83 trabalhos de sua autora, evocativos de diferentes fases do seu percurso. A nova ala expositiva dedica particular atenção à coleção de serigrafia.
Amadeo para todos em Amarante
Terra de Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante continua a relembrar o génio do artista. Agora é o Solar dos Magalhães, um espaço reconvertido por Álvaro Siza Vieira, que acolhe “(Re)encontrar Amadeo”, exposição que reúne desenhos, pinturas “e cumplicidades artísticas” não só do artista amarantino, mas também de Eduardo Viana, numa lógica de partilha de afinidadades. A entrada é livre.
Testar a Inteligência Artificial na arte
“Innovation Garden” é o título da exposição patente na sede do BPI Porto que aborda a Inteligência Artificial na arte mas também no quotidiano. A aplicação da tecnologia nas mais variadas áreas é o fio condutor de uma mostra na qual o visitante é chamado a experienciar várias sensações.
É tempo das guitarras falarem
Três cidades (Oeiras, Póvoa de Varzim e Setúbal) unidas por um mesmo desígnio artístico. É este o princípio em que assenta Soam as Guitarras, um festival virado para a valorização deste instrumento, a partir do diálogo intenso com artistas como Carolina Deslandes, João Pedro Pais ou Sara Correia. Até 30 de maio, há concertos intimistas para todos os gostos, nos quais a proximidade entre artistas e público ou os cruzamentos geracionais são uma garantia de momentos bem passados.
A “mulher banda” e a Orquestra Jazz
Sobre Ana Lua Caiano, sabemos bem da sua vontade em cruzar a música tradicional com o universo da eletrónica, numa busca constante por uma exploração sonora plena. Agora o desafio apresentado a esta autêntica “one woman band” é de outra natureza: partilhar o palco com a Orquestra Jazz de Matosinhos. Este sábado à noite, na Sala Suggia da Casa da Música, o que se perfila é um espetáculo onde o encontro entre dois universos artísticos bem distintos tem um vencedor anunciado à partida: o espectador.
Há "curtas" à solta em Ovar
Já na sua 94ª edição, o Shortcutz Ovar continua a exibir todos os meses curtas-metragens que procuram transmitir a pujança criativa do género mais premiado do cinema português. Esta quinta-feira à noite, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, vão ser exibidos os filmes “Amanhã não dão chuva”, de Maria Trigo Teixeira, “A reforma de Manuel Lima”, de, Gonçalo L. Almeida, e “Solda”, de Dinis Leal Machado, com a presença dos realizadores.
A emergência dos emergentes em Freamunde
Até sábado, as “sonoridades emergentes” estão em foco em Freamunde, Paços de Ferreira, com mais uma edição do Ibérium Café Walk & Dance. Durante três noites, 16 artistas, entre os quais Legendary Tigerman, David Bruno ou Homem em Catarse, o rock, a eletrónica ou até a cumbia vão estar em evidência.
Cordas em Guimarães
Um concerto de música de câmara num espaço museológico é sempre um acontecimento. Esta quinta-feira, às 21.30 horas, o Museu de Cultura Castreja, na Citânia de Breteiros, acolhe um desses momentos, com o concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães. O recital, integrado no programa do festival ExcentriCidade, inclui obras de Peteris Vasks ("The fruit of silence" e Quarteto de cordas n.5) e John Tavener ("Scatter roses over my tears"). A entrada custa um euro.