Ir aos Banhos Velhos a Guimarães ver Best Youth, dar um salto ao Coliseu do Porto para (re)lembrar Zeca ou ver o “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns, no Festival de Música de Espinho. Sete – sete – propostas para este fim de semana que demonstram como o cinzentismo climatérico pode ser uma bênção cultural.
Corpo do artigo
Barcelos
O amor e tudo o mais
"Cair num lugar desconhecido sem precisar de mapas para escalar montanhas” . É esta a sugestão feita em “O cubo”, uma peça de teatro sobre o amor, a separação e a necessidade de aventura que pode ser vista este domingo, às 16 horas, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos. Com texto de Tiago Alves Costa, “O cubo” conta com interpretação de Maria Torres e Gonçalo Guerreiro.
Vila do Conde
No coração da selva brasileira
Amplamento premiado em festivais de todo o Mundo, o filme “A flor do Buriti” passou pelos circuitos comerciais sem obter porventura a atenção desejada. Mais uma razão para não perder até domingo a exibição, às 16 e às 21.30 horas, do mais recente projeto conjunto de João Salaviza e Renée Nader Messora no Teatro Municipal de Vila do Conde que nos desafia a lançar um novo olhar sobre o povo krahô, uma tribo indígena que vive no interior da selva brasileira e tudo faz para preservar o seu modo de vida e tradições.
Porto
Trazer novos amigos para Zeca
A obra de José Afonso é tão imensa que não necessita de quaisquer pretextos para ser celebrada. Ainda assim, a Associação José Afonso não quis passar à margem dos 40 anos do último concerto de Zeca, ocorrido no Coliseu do Porto, e preparou uma grande festa em torno das suas canções que vai decorrer este sábado à noite. Na primeira parte vão atuar nomes históricos como Francisco Fanhais, Júlio Pereira, Janita Salomé ou Rui Pato, que vão interpretar temas do disco “Cantigas do Maio”, enquanto a segunda consiste na atuação de seis músicos de diferentes gerações unidos pela admiração a Zeca: Jorge Palma, Teresa Salgueiro, B Fachada, Ricardo Ribeiro, Lena d'Água e Dino d'Santiago.
Os Stones, hoje e sempre
Se gosta de bandas de tributo, a proposta do Hot Five deste serão de sábado é mesmo para si. Oriundos (também) de Inglaterra, os Stoned são simultaneamente fãs e intérpretes das canções daquela que, para muitos, é apenas a maior banda de rock'n'roll de todos os tempos. Ao longo de três horas, o grupo vai revisitar o extenso legado da banda de Mick Jagger, fazendo desfilar êxitos como “Paint it black”, “Sattisfaction” ou “Beat of burden”. Os bilhetes custam 10 euros.
Espinho
Um carnaval animalesco em família
Verdadeiro festim para os sentidos, o FIME (Festival Internacional de Música de Espinho) contempla na sua programação espetáculos para todos os gostos. Até para as famílias. Este domingo, às 11.30 horas, o Auditório de Espinho apresenta o emblemático Carnal dos Animais, “suite para agrupamento de câmara com dois pianos solistas, de teor humorístico e em que o compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921) caracteriza diversos animais através da música”. Com Luís Duarte e Lígia Madeira ao piano, a peça vai ser interpretada ao vivo por Rui Pedro Rodrigues (contrabaixo), Catarina Resende, Fabiana Fernandes (violino), António Pereira (viola), Henrique Rocha (violoncelo), Paulo Barros (flauta) João Moreira (clarinete), André Dias, Nuno Simões (percussão).
Lisboa
Para Bernardo Sassetti
Os tributos estão, definitivamente, em alta. Este sábado à noite é a vez do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, acolher uma homenagem a Bernardo Sassetti, nascido de um repto lançado pela Casa Bernardo Sassetti a João Barrradas. Acompanhado pelo seu quarteto, o músico, cujo percurso oscila entre a tradição clássica e a música improvisada, aproxima-se do universo jazz para interpretar temas e composições representativos do rico percurso de Sassetti.