Com o São Martinho à porta, na próxima segunda-feira, e a promessa de bom tempo que a história vaticina, a fórmula de fim de semana parece simples. Como diz a música popular "São Martinho sem vinho e castanhas não há", falta saber qual das seguintes sugestões culturais quer acrescentar aos seus planos.
Corpo do artigo
São João da Madeira: o jazz é sempre um bom plano
Jazz e Outono são sempre uma ótima combinação, essa é a proposta do Novembro Jazz que já a partir deste sábado leva uma série de concertos a São João da Madeira. Morelenbaum, Júlio Resende ou Eduardo Cardinho são algumas das propostas imperdíveis.
Guimarães: Um pacto de confiança
Se o Novembro Jazz é um certame recém-nascido, o Guimarães Jazz já cumpre 33 anos, na execução do seu "pacto de confiança" com o seu público. Há dezenas de concertos e jam sessions disponíveis na programação para desfrutar.
Porto: Maratona performativa em Serralves
Nas vésperas de São Martinho, um passeio pelo Parque de Serralves será sempre um ótimo programa, mas este fim de semana vem com motivos extra, a exposição de Francisco Tropa que inaugura esta sexta-feira .
Além da exposição propriamente dita há um extenso programa de performances para ativar as peças de Francisco Tropa. Este sábado e domingo decorre uma maratona performativa que incluirá “Scripta” e “Gigante”, que se estenderão por diferentes espaços do museu. “A Marca do Seio” e “O Transe do Ciclista” serão outras das performances apresentadas semanalmente, revelando o lado mais ritualístico e visceral da obra de Tropa. Estes momentos prometem intensificar a experiência dos visitantes, mergulhando-os numa atmosfera de mistério e simbolismo.
Porto: 24 concertos no Amplifest
O Hard Club recebe uma dupla festa de aniversário para assinalar os dez anos do Amplifest e os 18 anos da editora Amplificasom, este sábado e domingo. Mas esta sexta-feira a prenda é para a cidade do Porto, com concertos gratuitos no Mercado do Bolhão com Velho Homem; em Serralves com Okkyung Lee e no Ferro Bar com The Body e Johny Cxnnor.
Braga: Teatro pós-revolucionário
"Quis saber quem sou" de Pedro Penim é a proposta do Theatro Circo, em Braga, para ver esta sexta-feira e sábado. A meio caminho entre o concerto e a peça de teatro, o espetáculo pretende revisitar as canções da revolução, as palavras de ordem, as cantigas que eram armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril.
Lisboa: O melhor é sonhar na sala de cinema
Até dia 17 de novembro, o LEFFEST regressa a Lisboa comprometido com uma selecção de filmes que traduza o melhor da produção cinematográfica contemporânea, a programação traz iniciativas diversificadas, e a criação de uma plataforma de debate, numa aposta interdisciplinar que é hoje a imagem do evento.
Espinho: O cinema de animação
O CINANIMA, festival de cinema de animação faz 48 anos e exibe 82 filmes para todos os públicos. O certame consiste em mais do que apenas filmes, é também composto por exposições, workshops, performances e outras iniciativas que ocorrem durante essa semana.