Há um refrão popular que garante: "Janeiro fora mais uma hora", talvez pudéssemos fazer uma resolução para o ano novo e assegurar que essa hora é utilizada para desfrutarmos de arte.
Corpo do artigo
Vila Real como preâmbulo de Guimarães
Para quem tiver oportunidade, este sábado, o Teatro de Vila Real recebe "Antípodas", flamenco de Florencia Oz, que parece assinalar no calendário o tiro de partida para uma série de espetáculos do género que vão pulular pelo calendário cultural. A confirmação segue já no GUIdance da próxima semana que engloba Rocío Molina, La Chachi e Israel Galvan.
Música do Mundo no quadrilátero cultural
Para os fãs de música, a programação é bastante eclética, o festival Square-Mapping the Atlantic, garante concertos de músicas do Mundo, em Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Braga. A festa dura até domingo de madrugada.
Sérgio Godinho toca esta sexta feira no Theatro Circo, em Braga, uma fórmula para relembrar o que é a Liberdade.
Porto: dinossauros do Jazz, filmes em família e Kafka
Já no Porto, a oferta é mais direcionada com o Porta jazz a tomar de assalto o Teatro municipal Rivoli com vários concertos em torno da comunidade jazzística nacional e internacional.
Também no Porto, o Watts 2025 tem na CRL-Central Elétrica dois dias de programação gratuita, dedicados à arte sonora.
Se prefere um plano mais calmo, aconselhamos uma visita ao último dia da exposição de homenagem a Kafka, patente na Biblioteca Almeida Garrett.
Num plano mais familiar, o Batalha Centro de Cinema é centro nevrálgico para o Indie Junior Porto que tem este fim de semana matinés dançantes, concertos e claro muitos filmes para ver em família.
Bob Dylan nas salas de cinema
A grande estreia cinematográfica da semana é o filme dedicado a Bob Dylan e os seus primeiros anos de carreira, na década de 1960. Chega às salas portuguesas já com nomeações para oito Oscars, é um obrigatório.