O maior evento nacional de cultura pop japonesa, o Iberoanime, está de volta a Lisboa este sábado e domingo e invade três salas do Meo Arena, no Parque das Nações.
Corpo do artigo
Torneios, workshops, concursos, animação e compras são apenas algumas das muitas atividades que irão animar o espaço. A destacar na programação deste ano a participação de Hiroshi Kitadani, intérprete dos temas de abertura do anime One Piece. Atua sábado às 15 horas e, no domingo, às 15.30 horas.
Conhecido pela interpretação de músicas de Anime e J-Pop,Hiroshi Kitadani é um dos vocalistas japoneses mais multifacetados, integrando as bandas JAM Project, Lapis Lazuli e Stagger e atuando ainda, regularmente, a solo.
O cantor, nascido em 1968, desde cedo despertou para o mundo da música, alcançando o sucesso com o tema de abertura "We Are" de One Pice, e posteriormente o tema de encerramento de Daigunder, "We Are the Heroes". O seu último êxito transporta os fãs às origens, regressando à abertura de One Piece com "We Go".
O Iberanime divide-se, pela primeira vez, em duas grandes áreas. O J-POP leva ao Palco Tsubaki todos os conteúdos relacionados com a cultura pop do Japão, desde cosplay, manga e anime, entre outros.
Na Cultura Tradicional destacam-se os workshops sobre língua, caligrafia, origami ou reiki, mas também as demonstrações de Artes Marciais. Uma novidade é a aposta numa área genérica para amantes de comics, BD, videojogos e multimédia.
O IA!Plus surge num terceiro espaço complementar no qual será possível conhecer de perto game developers e desenhadores nacionais, explorar a área da robótica, assistir ao painel de artistas portugueses na Marvel ou aos workshops de Funko Pops e escrita de guiões.
A organização adiantou que esta edição está já a ser um êxito mesmo antes de ter começado. Os bilhetes para este sábado, por exemplo, já esgotaram. Mas para domingo ainda há 300 bilhetes disponíveis.