Um "anime" nacional inspirada no tema "Ziggy Stardust", de David Bowie, vai ser lançada este sábado na "Iberanime", que decorre até domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O JN falou com a autora.
Corpo do artigo
Irene Leite é a autora de "Ziggy Brown", um "anime" que conta a história de uma extraterrestre que "de dia é uma gata persa e à noite uma linda mulher".
Começou a trabalhar na personagem Ziggy em 2012: "Quando me ofereceram o livro que ilustrava 'Space Oddity', por Andrew Kolb, fiquei fascinada! E como na altura estava muito sintonizada em David Bowie, especificamente no álbum 'The Rise and Fall of Ziggy Stardust and Spiders from Mars', decidi criar um 'anime'", contou Irene Leite.
A autora inspirou-se na letra de "Ziggy Stardust" ( que diz, "ela toca guitarra como um gato do Japão"), para criar a protagonista do seu livro. "Como também era viciada em 'Dragon Ball', investi em personagens divertidas como a coruja Prometeus e o Akira."
Ziggy Brown, a protagonista, nunca conheceu os verdadeiros pais e sempre procurou independência. Quando a coruja Prometeus lhe diz que tem cinco anos para salvar o planeta Terra, ela parte para lá. Esta é uma oportunidade para conhecer os seus ídolos e para experimentar a completa liberdade.
Para além da reflexão sobre a atual sociedade, Irene Leite diz que "há um caráter lúdico-pedagógico, na medida em que a mensagem principal deste conto reside no facto de que, para iniciar mudanças no meio em que vivemos, temos de preparar a nossa própria revolução."
A apresentação da obra, que tem como alvo os fãs de David Bowie, Iggy Pop e Frank Zappa, não poderia ser mais apropriada: a autora lançará o seu primeiro livro no evento "Iberanime OPO 2015".
A sessão decorrerá este sábado, integrando a programação do evento que junta anualmente fãs da cultura pop japonesa.
Irene Leite licenciou-se em jornalismo, na Universidade do Porto, e é fundadora e diretora da "Scratch Magazine". Criou a "anime" "Ziggy Brown" a partir da paixão pela escrita, música e novas tecnologias.
A ilustradora, Ana Quirino, é licenciada em Artes Plásticas - Pintura - e mestre em Multimédia, ambos pela Universidade do Porto. Já ganhou vários prémios de banda desenhada e ilustração, e tem publicado o livro "Yoshi, o puto dragão".