O cantor David Bowie ganhou a título póstumo dois prémios nos Brit Awards, os prémios da música britânica, numa cerimónia muito emotiva, que também rendeu homenagem a George Michael.
Corpo do artigo
David Bowie venceu nas duas categorias para as quais estava indicado, ganhando o prémio de Melhor Artista britânico e o de Melhor Álbum por "Blackstar" na cerimónia que decorreu, quarta-feira à noite, no O2 Arena de Londres.
David Bowie tornou-se no primeiro artista a ganhar a título póstumo nos Brit Awards.
O prémio de Melhor Artista feminina no Reino Unido foi para a escocesa Emeli Sandé, criadora de "Diamond Rings", que esteve no festival Sudoeste em 2015, e o prémio de Melhor Banda foi para The 1975, de Matthew Healy, que fez parte do programa do Alive, no ano passado.
Beyoncé venceu o prémio de Melhor Artista Feminina Internacional e o prémio de Melhor Grupo Internacional foi para A Tribe Called Quest.
5684967
O ator norte-americano Michael C. Hall, conhecido pelos papéis nas séries "Dexter" e "Seis palmos de terra", recebeu o prémio de Melhor Artista em nome de David Bowie.
"Se o David pudesse estar aqui, hoje, provavelmente não estaria aqui", disse Hall, de acordo com as agências internacionais de notícias.
"Vim em nome de Bowie e de sua família para receber este prémio", acrescentou Hall, lembrando "um homem que nunca esteve preso a nada mais do que à sua imaginação sem fronteiras".
O prémio de Melhor Álbum foi recebido pelo filho do cantor, o diretor de cinema Duncan Jones, que falou do apoio de David Bowie às pessoas incomuns.
David Bowie também foi distinguido com o prémio de melhor artista britânico nos anos de 1984 e 2014, altura em que a modelo Kate Moss, vestida em jeito de Ziggy Stardust, recebeu o galardão em seu nome.
A cerimónia ficou marcada por momentos de tristeza enquanto as estrelas homenageavam George Michael, cantor dos Wham, que morreu no dia de Natal aos 53 anos.
Leonard Cohen, que morreu em novembro aos 82 anos, e Prince, cuja morte aos 57 anos chocou o mundo da música, também foram lembrados num vídeo.
A lista dos premiados:
Melhor artista masculino: David Bowie
Melhor artista feminino: Emeli Sande
Melhor grupo: The 1975
Revelação: Rag 'N' Bone Man
Melhor 'single': Little Mix com "Shout Out To My Ex"
Melhor álbum: David Bowie com "Blackstar"
Melhor artista masculino internacional: Drake
Melhor artista feminino internacional: Beyonce
Melhor grupo internacional: A Tribe Called Quest
Melhor vídeo de artista: Onde Direction com "History"
Sucesso Global: Adele