David Cronenberg total, moda, publicidade e muito cinema no outono do Batalha
Centro de Cinema do Porto vai fazer a rentrée em setembro com 35 filmes do célebre cineasta canadiano de 80 anos. Há também ciclos sobre moda, sobre a realizadora italiana Lorenza Mazzetti e seis festivais de cinema, incluindo o Porto Post Doc. Balanço dos primeiros nove meses dá um total de 19 mil espectadores.
Corpo do artigo
David Cronenberg, cineasta canadiano de culto, mestre do “body horror”, com 35 longas-metragens assinadas, é a figura de destaque na rentrée do Batalha Centro de Cinema, no Porto. A partir de 8 de setembro e até 15 de dezembro, o Batalha dedica-lhe uma ambiciosa retrospetiva, “Às voltas com Cronenberg”, a primeira mostra integral das longas-metragens do cineasta em Portugal, incluindo ainda uma seleção de curtas, bem como filmes de outros autores que o marcaram e obras abertamente influenciadas pelo seu cinema.
Entre outras pérolas, Cronenberg filmou “eXistenZ” vencedor do Urso de Prata, no Festival de Berlim (1999), o inesquecível “Crash” (1996), com que arrecadou o Prémio Especial do Júri de Cannes "Dead ringers - Irmãos inseparáveis" (1998) ou “Uma história de violência” (2005), nomeado para dois Oscars.