
Peça recria a operação policial de 19 de dezembro de 2024 no Martim Moniz, onde dezenas de imigrantes foram encostados à parede
Foto: Daniel Rocha
A realidade dos imigrantes invade o palco na nova peça de Marco Martins, "Um inimigo do povo". Há duas récitas em Braga este fim de semana.
Estreia este sábado, 13 de dezembro, no Theatro Circo, em Braga, "Um inimigo do povo", a nova e urgente criação do encenador Marco Martins. A peça, uma encomenda de Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, parte de uma imagem que marcou o debate público: a operação policial de 19 de dezembro de 2024 na Rua do Benformoso, em Lisboa, onde dezenas de imigrantes foram forçados a permanecer encostados a uma parede.
Mais do que recriar o episódio, Martins decidiu dar rosto e voz às pessoas por trás da imagem viral. O elenco é composto maioritariamente por imigrantes do Bangladesh e do Nepal, incluindo Shohel Rana, que esteve presente na rusga e perdeu uma entrevista de emprego naquele dia. No palco, contam as suas histórias reais de migração, aspirações e encontros com a burocracia e o preconceito.
O espetáculo, que será apresentado também no Porto e em Lisboa em 2026, é uma reflexão crítica sobre a desumanização do discurso em torno da imigração.
A sessão de estreia no Theatro Circo tem início às 21.30 horas, com uma nova récita no domingo às 16 horas.

