O ator norte-americano Kieran Culkin, conhecido pela sua participação no filme "Sozinho em Casa", onde fazia de primo do verdadeiro irmão, Macaulay Culkin, ganhou o Oscar de melhor ator secundário em "A real pain". Viveu uma infância atribulada, marcada pelo amor da mãe.
Corpo do artigo
O ator admite ter ficado "fora do corpo" com a distinção e não poupou nas palavras de agradecimento ao realizador do filme, Jesse Eisenberg. "Obrigado por este filme. És um génio".
Em "A real pain", o ator interpreta o papel de Benji, uma figura carismática, espontânea e com energia para dar e vender. Benji e o primo embarcam numa aventura pela Polónia para homenagear a avó, com o objetivo de recuperar a herança e reconstituir a história da família. A longa-metragem explora registos do Holocausto e do terror vivido na época.
Kieran adotou uma regra para a vida pessoal, não ficar mais de oito dias seguidos longe da família. Para conseguir gravar o filme, o ator teve de se deslocar à Polónia, o que quase o obrigou a desistir do projeto.
O norte-americano, de 42 anos, nasceu em Nova Iorque e casou em 2013 com Jazz Charton, com quem teve dois filhos. Ainda no discurso perante a plateia, fez referência à mãe e à mulher como pessoas importantes nesta conquista.
Por diversas vezes ao longo da carreira, Kieran destacou a forte ligação à mãe, reconhecendo que ela sempre trabalhou sempre para ajudar os filhos, recordando o pai como uma figura desnecessária no seu percurso. Na família, corre sangue artístico. Kieran tem seis irmãos, dois deles bastantes conhecidos no mundo do cinema e da música: Rory Culkin, ator norte-americano que participou em séries como "Black Mirror" e "The Twilight Zone"; e Macaulay Culkin, ator, músico e podcaster, estrela principal de "Sozinho em Casa".
Quando era ainda criança, realizou produções teatrais para a Ópera de Manhattan. Iniciou a carreira em 1993, no filme "Nowhere to Run", mas foi com a comédia "Sozinho em casa", com sete anos de idade, que alcançou um dos momentos altos da carreira, onde deu voz a Fuller McCallister, primo da personagem principal, Kevin. Voltou à saga em "Sozinho em casa 2: Perdido em Nova Iorque".
O papel no filme "Amanda", de 1996, deu-lhe o reconhecimento para que fosse eleito, dois anos mais tarde, estrela principal de "The Mighty". Seguiram-se projetos maiores como "Music of the Heart" e "The Cider House Rules".
Na televisão, Kieran Culkin também se destacou pela série "Succession", transmitida na HBO.
No ano passado, a personagem que representou em "A real pain" foi o equilíbrio perfeito entre a leveza e a dor e alcançou lugar de destaque diante das restantes prestações.
Na última noite, conquistou com "A real pain" um dos maiores galardões do cinema, na categoria de melhor ator secundário, para a qual estavam também nomeados Edward Norton ("Um completo desconhecido"), Guy Pearce ("O Brutalista"), Yura Borisov ("Anora") e Jeremy Strong de ("O aprendiz").
