O ator francês Edouard Baer, ​​conhecido por interpretar "Astérix", está a ser acusado de assédio e agressão sexual por seis mulheres. Baer estrelou com Gérard Depardieu, que fez a personagem de "Obélix" e que também está ser alvo de múltiplas acusações semelhantes.
Corpo do artigo
Baer, que interpretou o icónico gaulês no sucesso de bilheteira "Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade" ao lado de Gérard Depardieu, foi acusado por seis mulheres de assédio e agressão sexual num artigo conjunto do site "Mediapart" e do site feminista "Cheek" na semana passada.
Baer foi acusado de assédio e agressão contra seis mulheres na faixa dos 20 anos entre 2013 e 2021 no seu escritório e durante produções teatrais e aparições na rádio.
“Não me reconheço nas palavras ou nos gestos que me são atribuídos, mas só posso expressar o meu pesar pelo meu comportamento ter deixado estas mulheres desconfortáveis ou magoadas", disse o ator, num comunicado enviado aos sites "Mediapart" e "Cheek".
Baer, que também estrelou como o artista Salvador Dali no filme "Daaaaaali!" do ano passado, deveria atuar em cerca de 15 espetáculos ao vivo no Teatro Antoine, em Paris, em junho. No entanto, o teatro anunciou o cancelamento dos espetáculos, não respondendo aos pedidos de explicação.
As acusações surgem depois de Deparieu, que interpretou Obélix no mesmo filme, ter também sido acusado por múltiplas mulheres de agressão sexual. O ator de 75 anos nega o crime.
As acusações ajudaram a desencadear uma nova onda de acusações #MeToo em França nos últimos meses. Na quinta-feira, os diretores de elenco pediram aos legisladores que proibissem a nudez durante as audições, uma das várias propostas para uma nova lei destinada a prevenir abusos. Uma figura-chave no debate recente é a atriz Judith Godreche, que acusou dois diretores de a agredir quando era menor de idade, na década de 1980. Outra atriz, Isild Le Besco, anunciou, na quarta-feira, que apresentou uma queixa legal por violação contra um dos mesmos diretores, Benoit Jacquot, que nega as acusações.