
Foto: Arquivo
Uma peça musical até então desconhecida composta por Wolfgang Amadeus Mozart quando era adolescente foi descoberta numa biblioteca na Alemanha.
A peça data de meados da década de 1760 e é constituída por sete andamentos em miniatura para um trio de cordas com a duração de cerca de 12 minutos, informaram as Bibliotecas Municipais de Leipzig, em comunicado.
Os investigadores descobriram a obra na biblioteca musical da cidade enquanto compilavam a última edição do chamado catálogo Koechel, o arquivo definitivo das obras musicais de Mozart. O manuscrito recém-descoberto não foi escrito pelo próprio Mozart, mas acredita-se que seja uma cópia feita por volta de 1780.
A peça, referida como "Ganz kleine Nachtmusik" foi interpretada por um trio de cordas na inauguração do novo catálogo Koechel na cidade austríaca de Salzburgo na quinta-feira. Terá a sua estreia alemã na Ópera de Leipzig no sábado.
O catálogo Koechel descreve a peça como “preservada numa única fonte, em que a atribuição do autor sugere que a obra foi escrita antes da primeira viagem de Mozart a Itália”, segundo as bibliotecas municipais.
Nascido em 1756, Mozart foi uma criança-prodígio e começou a compor desde muito novo, sob a orientação do pai.
O jovem Mozart era conhecido até agora "principalmente como compositor de música para piano, árias e sinfonias", disse Ulrich Leisinger, da Fundação Internacional Mozarteum, em Salzburgo, em comunicado. No entanto, uma lista do pai de Mozart alertou os académicos para a existência de "muitas outras composições de música de câmara" do jovem artista, que se pensavam perdidas até ao surgimento do trio de cordas.
“Como a inspiração para isto veio aparentemente da irmã de Mozart, é tentador imaginar que ela guardou a obra como uma recordação do irmão”, rematou Leisinger.

