Adaptando gostos e preferências, muitas empresas do ramo turístico apostam no mercado que envolve o turismo sénior. As sugestões vão para passeios, diversões e ocupações especialmente pensadas para seniores, porque "velhos são os trapos".
Corpo do artigo
Nos Jardins Vale de Parra, em Albufeira, os descontos para os maiores de 65 anos podem atingir os 20%. Situado entre a marina de Albufeira e o campo de golfe dos Salgados, este aldeamento turístico tem bar, esplanada, piscina de água salgada e animação nocturna, nos meses de Verão.
O Hotel & Spa Alfândega da Fé tem um programa exclusivo para seniores. É "para quem tem mais de 60 anos, tem espírito jovem e adora viver a cores!". Este programa de turismo sénior, com regime de pensão completa, é dirigido a um público de espírito jovem, maior de 60 anos, que pode viver um conjunto de actividades e momentos de relaxamento. O programa "Viver a Cores" está disponível de segunda a sexta-feira e providencia actividades indoor com a piscina aquecida, ginásio, hidromassagem interior, banho turco, sauna e salão de jogos. Nas actividades ao ar livre, o hotel sugere um passeio pela aldeia e lanche com tábua de enchidos da região, visita à Empresa de Desenvolvimento de Alfândega da Fé e prova de doce típico - o Rochedo - e termina com um café no Centro Cultural. Os jogos tradicionais, passeios pedestres, passeios de burro, todo-o-terreno, tiro ao arco, besta e zarabatana são outras das sugestões.
A Quinta da Ramalha é aberta a todas as idades, mas destaca que tem um programa de turismo sénior. Diz no site que se situa "num local paradisíaco e sossegado para que possa gozar a sua reforma ou simplesmente passar umas férias sem preocupações, pois as estadias poderão ser permanentes ou sazonais".
Em Santa Comba Dão, na encosta da serra do caramulo, o Hotel Rural Quinta dos Bispos promove programas seniores, em certas alturas do ano. Tem também programas de ecoturismo, agricultura biológica, percursos pedestres e hipismo, entre outras actividades.