Programa especial inclui concerto da Orquestra Sinfónica de Portugal e exposição de Joana Vasconcelos, no Palácio de Liria. Embaixada de Portugal em Madrid apresenta novo embaixador José Augusto Duarte, e nova conselheira cultural, que é ex-jornalista do JN.
Corpo do artigo
O Palácio de Liria, em Madrid, Espanha, vai acolher uma celebração especial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas já esta segunda-feira, 9 de junho, às 18 horas.
A comemoração – informa um comunicado da Embaixada de Portugal em Madrid – pretende reafirmar a excelência e a singularidade dos laços históricos entre Portugal e Espanha, assentes na forte relação entre os seus povos e na constante cooperação bilateral.
Organizada em estreita colaboração com a Casa de Alba, a comemoração inclui o excecional concerto "Viagem ao Sul", interpretado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, e a exposição "Flamboyant", de Joana Vasconcelos.
O evento exclusivo contará com a presença do novo Embaixador de Portugal em Espanha, José Augusto Duarte, recentemente nomeado por Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros. Estarão ainda presentes autoridades de ambos os países.
A Embaixada de Portugal em Madrid conta também com uma nova conselheira cultural, igualmente designada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros: Helena Teixeira da Silva, ex-adjunta de Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares do XXIV Governo Constitucional e atual candidato à Câmara Municipal do Porto. Teixeira da Silva é ex-jornalista do “Jornal de Notícias”, onde foi repórter política e editora de Cultura.
Celebrar a identidade e a diáspora
Celebrado a 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas tem um profundo significado para a identidade portuguesa – diz o comunicado da Embaixada –, é uma homenagem a Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas", a obra épica que exalta as conquistas dos navegadores portugueses durante a "Era dos Descobrimentos". A morte do poeta, em 1580, transformou a data num símbolo da cultura e da história portuguesas.
O Dia de Portugal celebra não só a nação, mas também a sua diáspora, destacando a importância das comunidades portuguesas em todo o mundo. Milhões de portugueses e lusodescendentes contribuíram ativamente para a divulgação da cultura e dos valores nacionais além-fronteiras.
Ver "Flamboyant" de Joana Vasconcelos
Fundada em 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade, a Orquestra Sinfónica de Portugal consolidou-se como uma das mais proeminentes do país. Ao longo da sua carreira, levou a excelência musical a locais de renome como o Théâtre des Champs-Élysées, a sede da UNESCO e a Filarmónica de Berlim, além de liderar projetos internacionais inovadores como o "Sounds of change youth musicians empowerment".
Paralelamente, os jardins do Palácio de Liria, o belo edifício neoclássico na Calle Princesa, acolhem obras originais da conceituada artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, no âmbito da exposição "Flamboyant".
Esta mostra reinventa os salões e jardins do palácio, integrando-se harmoniosamente num dos maiores acervos históricos e artísticos particulares do mundo.
A exposição "Flamboyant" foi inaugurada em fevereiro e permanecerá patente ao público até ao dia 31 de julho.