Dia Mundial da Dança com programação de norte a sul do país, marcada por estreias, espetáculos comemorativos e aulas. A novidade este ano é o lançamento do projeto “CNB em direto”, uma iniciativa da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que transmite em live streaming “Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte”.
Corpo do artigo
A grande novidade deste ano é o lançamento do projeto “CNB em direto”, uma iniciativa da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que transmite em live streaming o clássico “Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte”, com interpretação da Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro.A transmissão acontece em simultâneo em 33 teatros e cineteatros, reforçando o compromisso da CNB com a descentralização cultural e o uso da tecnologia para aproximar o público da arte da dança.
Em Lisboa, o Teatro São Luiz acolhe a estreia de “Nu Meio ComVida”, uma reinvenção do icónico espetáculo “Nu Meio”, que celebra 29 anos. Criado por Filipa Francisco e Bruno Cochat, conta com a participação de artistas convidados representativos da Nova Dança Portuguesa, como Carlota Lagido, Félix Lozano, Sílvia Real, Sónia Baptista e os M&M’S (Margarida Mestre & Miguel Pereira). A temporada decorre até 4 de maio, às 19.30 horas, na Sala Mário Viegas.
Ainda na capital, o Teatro Camões abre as portas às 11 horas para a inauguração do Circuito Interpretativo do Património e História da CNB, com uma visita guiada gratuita a mais de 70 imagens históricas da companhia.
Em Loulé, o Cineteatro Louletano recebe às 21 horas o espetáculo “Sensorianas”, com direção artística de Clara Andermatt, no âmbito do programa Outros Mundos dos Estúdios Victor Córdon.
Já no Porto, o Balleteatro promove dois espetáculos no Coliseu: “Entra a Duzentos, Sai a Cem”, com o Grupo Sénior do Centro Monte Pedral e alunos do 2º ano da escola profissional, e “Party”, inspirado em “Vertigo 20”, com direção de Susana Manso. Ambas as performances exploram o corpo, o segredo e novas abordagens coreográficas. Durante o dia, a Escola InDance recebe aulas integradas no Projeto de Desenvolvimento de Talento, coordenado por Fernando Duarte, com a participação dos bailarinos Filipe Macedo e Miguel Ramalho.
O Auditório Municipal de Carnaxide, em Oeiras, apresenta às 21.30 horas a “Gala de Dança”, enquanto em Santa Maria da Feira, o Ballet Contemporâneo do Norte celebra 30 anos com uma programação especial. Às 19.30 horas é lançada a segunda edição do livro “Sistema Infinitamente Imaterial”, e às 21.30 horas sobe ao palco o espetáculo “Eurodance”, coreografado por Rogério Nuno Costa, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.
A programação do Dia Mundial da Dança 2025 demonstra a vitalidade e diversidade da dança em Portugal, envolvendo públicos de todas as idades e regiões numa celebração inclusiva e criativa desta arte.