O "Diário de Notícias" vai deixar de ter uma edição diária em papel, substituindo-a por uma edição digital. Mas, aos domingos, o DN vai ser publicado em papel de jornal, acompanhado por quatro novas revistas, que serão editadas rotativamente.
Corpo do artigo
"A decisão de passar para o online diariamente é estratégica - antecipa uma tendência mundial e responde à procura, que é, hoje, maioritariamente digital", disse Catarina Carvalho, a diretora-executiva do jornal. A edição semanal vai ser publicada em formato "Berliner" e vai incluir o caderno "1864", o suplemento "Dinheiro vivo", que antes era publicado ao sábado também com o JN, e um caderno principal de 48 páginas.
Com o novo DN, surgem também novas revistas. Um caderno especial de 16 páginas, "1864", bem como revistas temáticas que vão rodando ao longo do mês: a "DN Life"; a "Evasões 360" ("viagens ao domingo"), "DN Insider" e a "Ócio", uma publicação de luxo "com as coisas boas da vida".
Na apresentação, terça-feira, no cinema S. Jorge, em Lisboa, Proença de Carvalho, presidente do conselho de administração do Global Media Group (GMG), sublinhou que "o DN ultrapassou todas as crises porque soube rejuvenescer-se e adaptar-se às realidades". "Hoje, em 2018, o DN dá um salto para se aproximar dos seus leitores", diz o responsável. "No dia 1 de julho, o jornal terá uma edição digital diária e no domingo uma edição em papel", anuncia. Uma transição para o digital que é "um realístico acompanhamento do que o mercado nos apresenta".
Líder de audiências no digital, o grupo dono do "Jornal de Notícias", "Diário de Notícias", "Dinheiro Vivo" e TSF, entre outros meios, realiza a transição para o digital de um dos diários nacionais mais antigos num "momento oportuno", considera Proença de Carvalho, remetendo para um estudo da Reuters, que refere que os leitores estão a abandonar as plataformas sociais e a regressar ao jornalismo.
Luís Ferreira, diretor-geral comercial do GMG, dá as metas para a nova fase do jornal. No online, dos atuais 29 milhões de páginas vistas e 9 milhões de visitas, no final de dezembro, o grupo quer posicionar o online do jornal nos 50 milhões de páginas vistas e 15 milhões de visitas. Ao domingo, o objetivo para a edição em papel é vender em banca 25 mil exemplares.