O "Dicionário de personagens da obra de José Saramago", de Salma Ferraz, é apresentado, esta sexta-feira, às 12 horas, no auditório da Casa dos Bicos, em Lisboa.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Fundação José Saramago, cuja sede é na Casa dos Bicos, afirma que o dicionário foi "elaborado ao longo de 15 anos" pela investigadora brasileira, e conta com a contribuição de 15 colaboradores e 68 investigadores.
"O dicionário reúne 354 personagens, depois de um trabalho exaustivo de cujo resultado a autora, no prefácio, se diz insatisfeita", lê-se no mesmo comunicado que cita Salma Ferraz: "Não estou contente, persigo a perfeição e já visualizo várias revisões em futuras edições".
Salma Ferraz, professora associada de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, doutorou-se com uma tese intitulada "As faces de Deus na obra de um ateu: José Saramago".
A Fundação está instalada desde janeiro na Casa dos Bicos, em Lisboa, tendo aberto oficialmente ao público no passado dia 13 de junho.