"Vento norte" inspira-se em série de época britânica mas é genuinamente portuguesa.
Corpo do artigo
É uma das grandes apostas do canal público para 2021 e foi inteiramente filmada este verão na região de Braga. "Vento norte" gira em torno dos Mello, uma família aristocrática dos anos 20 do século passado, e da vivência dos seus criados. Lembra a série britânica "Downton Abbey" - e a inspiração é assumida pela produção -, mas a história é genuinamente portuguesa.
Há muito que o ator Almeno Gonçalves (que em "Vento norte" é também produtor) queria filmar em Braga e percebeu que o Golpe Militar de 28 de maio de 1926, liderado por Gomes da Costa, que começou no Norte do país e que instituiu a Ditadura Militar, mais tarde Estado Novo, nunca tinha sido corretamente tratado pela ficção portuguesa.
"O tema pareceu-me extraordinário. Sei que nos anos 50 o realizador António Lopes Ribeiro fez um filme sobre o assunto, mas numa perspetiva laudatória. A minha ideia não era essa", contou ao JN. O projeto foi partilhado com o guionista João Lacerda Matos e com o realizador João Cayatte e o resultado é uma série de época, contada em 10 episódios de 45 minutos.
Um elenco de mais de 60 atores, que inclui Ana Zanatti ou Natália Luiza, contribui para uma história de costumes onde os segredos e as tramas políticas se misturam com amores impossíveis e paixões arrebatadas.
cruzar Ficção e história
A intenção era também que "houvesse uma maneira de cruzar personagens históricos nesta ficção. E isso conseguimos fazer", diz Cayatte . "Seguimos também a vivência de várias personalidades que ajudaram a moldar a cultura portuguesa do século XX e que não estão diretamente ligados à família Mello da história, nem aos seus empregados".
Amadeo de Souza Cardoso, Fernando Pessoa ou Almada Negreiros vão passar pela narrativa centrada nos Mello, cuja casa (que na série é o Museu dos Biscainhos) "de alguma forma se transformou, em determinado período, no centro do Mundo. Acontecimentos quer nacionais, quer internacionais, de certa forma passaram por ali", salienta o ator.
A sua personagem, o patriarca Afonso Mello, é um monárquico convicto que ainda chegou a fazer parte do Parlamento de João Franco, durante o reinado de D. Carlos. Em Lisboa, conhece aquela que será a sua futura mulher e, uma vez casado, regressa a Braga.
"Vento norte" é um projeto financiado pela RTP, que adquiriu os dez episódios a assegura os direitos de distribuição, pela Direção de Cultura do Norte, Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Braga.
ESTREIA
"Crónica dos bons malandros" e outras produções
Depois da estreia de "O atentado", a RTP tem na calha outras produções para a televisão. Nos próximos meses, chega ao ecrã a adaptação televisiva da "Crónica dos bons malandros" (quase 40 anos depois da edição do livro de Mário Zambujal), "Capitães do Açúcar", gravado no Porto, "Até que a vida nos separe". Também vai haver versões televisivas de filmes como "Salgueiro Maia - O implicado" e o "biopic" das Doce.