Grupo de metal progressivo entra numa “nova era” com um passado ainda a comemorar. A festa é na Meo Arena.
Corpo do artigo
Podem estar a assinalar 40 anos de carreira com uma enorme digressão pelo mundo, mas os Dream Theater não fazem tenções de abrandar. Pelo contrário: o grupo norte-americano de metal progressivo tem novo disco ao virar do ano, novos temas para mostrar e fala numa “nova era” que aí vem, consolidada pelo regresso do baterista Mike Portnoy.
Mas, antes desta nova era, há outras eras, quatro décadas de carreira, para celebrar e uma festa para fazer: a “40th Anniversary Tour” passa pela MEO Arena este sábado, 16 de novembro.
Vencedores de um Grammy na categoria de Best Metal Performance com a música "The alien", em 2022, e tendo já 15 discos editados e 15 milhões de discos vendidos, a banda reuniu-se com uma formação icónica, passados 14 anos, nesta nova digressão – onde o grupo se dedica sobretudo a interpretar os grandes clássicos e as canções favoritas dos fãs.
Na prática, é a primeira tour desde o regresso de Mike Portnoy à banda, juntando-se ao vocalista James LaBrie, ao baixista John Myung, ao guitarrista John Petrucci, e ao teclista Jordan Rudess.
Para o ano, virá novo disco gravado com esta formação – “Parasomnia”, 16º álbum de estúdio, a editar a 7 de fevereiro de 2025 – e até já há novo single para ouvir, “Night terror”.
O grupo foi fundado nos EUA nos anos 1980 e tornou-se um símbolo do rock progressivo, pautado pela criatividade e produtividade e pela excelência dos músicos, que colaboram ou tocam regularmente com outros artistas ou projetos.
Na tour que os traz a Lisboa, têm tocado cerca de 18 temas por noite, incluindo a dado ponto uma “Orchestral overture”, que contém excertos de cada um dos 15 álbuns dos Dream Theater.