Espera-se o anúncio de mais nomes até à chegada da quadra natalícia. Rock in Rio regressa e com uma nova localização no Parque Tejo Trancão.
Corpo do artigo
Quatro anos depois da sua última passagem, Ed Sheeran foi anunciado pelo Rock in Rio Lisboa como sendo o cabeça de cartaz do segundo dia de festival, a 16 de junho de 2024. O cantor britânico atuou pela última vez em Portugal em 2019, quando esgotou dois concertos que se realizaram no Estádio da Luz, em Lisboa.
A vinda de Ed Sheeran à chamada “Cidade do Rock” não é novidade: recorde-se que o músico fez a sua estreia em Portugal neste exato festival, em 2014, regressando agora, dez anos depois. Ainda assim, com uma localização diferente: o próximo festival Rock in Rio Lisboa, marcado para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, vai transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo Trancão, recentemente utilizado pela Jornada Mundial da Juventude. A anúncio por parte da organização chegou esta semana e acontece no ano em que, além da 10.ª edição, se assinala os 20 anos do festival com origem brasileira em Portugal.
A dividir o dia com Ed Sheeran, cabeça de cartaz de 16 de junho, já se pode contar ainda com outros nomes, como Calum Scott, Jão e Fernando Daniel. Quanto à bilheteira, o bilhete diário custa, atualmente, 84 euros e o passe para um dos fins-de-semana está à venda por 147 euros.
Também na capital, mas no Passeio Marítimo de Algés, o NOS Alive 2024 já fez saber que irá receber Dua Lipa, a primeira grande confirmação da próxima edição do festival. A cantora de 28 anos marcará presença no palco principal a 12 de julho de 2024, sexta-feira, num certame que decorre entre os dias 11 e 13.
A cantora britânica esteve em Portugal no ano passado, em concertos em nome próprio que ocorreram no Altice Forum, em Braga, e no Altice Arena, em Lisboa. Antes, tinha-se estreado em Portugal ao pisar o Meo Sudoeste em 2017.
Ainda para o NOS Alive já está igualmente confirmada a presença de Smashing Pumpkins, que sobe a palco no primeiro dia, 11 de julho. Os norte-americanos estiveram em solo nacional pela última vez em 2019, pela mão do mesmo festival. O bilhete diário para o cartaz que decorre no Passeio Marítimo de Algés está à venda, neste momento, por 84,53 euros. Há ainda o passe de dois dias, por 169,06 euros, e o passe de três dias, por 203,30 euros.
Passando para a ilha de S. Miguel, nos Açores, o Tremor é um dos cartazes mais completos até ao momento. Deli Girls, Faizal Mostrixx, Idris Ackamoor & The Pyramids, Lavoisier, Marie Davidson, P.S. Lucas, Poison Ruïn e PoiL Ueda são os mais recentes anunciados e sobem a palco entre os dias 19 e 24 de março de 2024. A adençar-se a mescla de nomes nacionais e internacionais, recorde-se que eram já conhecidas as atuações de Cole Pulice, Colleen, Glockenwise, Estrela, Jards Macalé, Prison Affair e Romperayo. O passe geral para o festival tem o valor de 70 euros.
De volta ao continente, o COOLJAZZ regressa ao Hipódromo Manuel Passolo, em Cascais, já tendo anunciado dois dos principais nomes. Jamie Cullum, músico britânico que já marcou presença no mesmo certame por algumas vezes, foi a primeira confirmação do festival que celebrará em 2024 o seu 20º aniversário. Um dia antes, a 30 de julho, subirá ao palco o colectivo Fat Freddy`s Drop, que já atuou em Portugal, mas que se irá estrear no COOLJAZZ. Os bilhetes são diários e custam entre 30 e 60 euros.
Outro dos grandes nomes já anunciados para o próximo verão são os Take That que tocam no dia 19 de julho, no Meo Marés Vivas, no Parque de Campismo da Madalena. A banda, uma das mais bem-sucedidas do Reino Unido, com inúmeras distinções (oito álbuns no topo das tabelas, oito BRIT Awards e seis Ivor Novellos), e espetáculos ao vivo constantemente esgotados, são um nome seguro. O bilhete diário para o festival que decorre de 19 a 21 de julho custa 45 euros e o passe geral 90 euros.