
Coleção de clássicos da literatura em banda desenhada inclui duas obras portuguesas
A nova coleção "Clássicos da Literatura em BD" chega na sexta-feira ao mercado, fruto de uma parceria entre a editora "Levoir" e a RTP, que vai "desafiar as novas gerações a conhecerem as obras mais emblemáticas da literatura mundial, através de uma linguagem visual".
Corpo do artigo
Para já, estão previstos 14 títulos, entre os quais duas obras portuguesas: "Amor de perdição", de Camilo Castelo Branco (1862), e "Os Maias", de Eça de Queiroz (1888), mas os autores envolvidos nas respetivas adaptações permanecem em segredo.
A nova coleção segue um projeto similar lançado em França, em 2016, pela editora "Glénat" com o jornal "Le Monde". Em Portugal, a coleção "Clássicos da Literatura em BD" será apresentada publicamente na sexta-feira, às 14.30 horas, no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa.
Resumo em 60 páginas
Os dois primeiros volumes da coleção são "A volta ao Mundo em 80 dias", de Júlio Verne, e "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol. Até ao final do mês chegará também ao mercado a versão aos quadradinhos da "Odisseia", de Homero (dia 25). Em outubro chegará "Oliver Twist", de Charles Dickens e, em novembro, "Os Maias".
Para o próximo ano ficam reservados "As aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain (janeiro), "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson (fevereiro), "O livro da selva", de Rudyard Kipling (março), "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes (abril), "Notre-Dame de Paris", de Victor Hugo (maio), "Amor de perdição" junho), "Os três mosqueteiros", de Alexandre Dumas (julho), "Robinson Crusoe", de Daniel Defoe (agosto) e "O Último dos moicanos", de James Fenimore Cooper (setembro).
Cada álbum, com capa da da Silva!designers, e cerca de 60 páginas, inclui um dossier sobre o autor, a obra original e o contexto histórico em que foi publicada. Entre os autores envolvidos na coleção estão nomes conhecidos, como Marc Bourgne, um dos responsáveis pela nova vida de Michel Vaillant, Marcel Uderzo, irmão do desenhador de Astérix, David Chauvel, Claude Carré, Jean-Marie Michaud ou Patrick Deubelbeiss.
Biblioteca
Biblioteca
RTP lançou primeira coleção em 1985
"Biblioteca RTP" era o título da coleção que a televisão portuguesa e a Editorial Pública lançaram em 1985 e 1986. No total foram publicados 28 números, formato médio, capa fina, preto e branco, que reproduziram clássicos da literatura, igualmente inspirados numa coleção francesa. As capas tinham então a assinatura do desenhador português José Antunes.
