Casas de madeira numa quinta com actividades de animação junto a um rio que só é Mau de nome.
Corpo do artigo
Descansar numa casa de madeira junto a um rio numa quinta do tamanho de quatro campos de futebol. O terreno da Quinta do Engenho - Eco Parque, em Sever do Vouga, não é regular como os relvados da "bola" e as únicas "balizas" são os limites de cada um, tantas são as actividades disponíveis ou nenhuma se o objectivo for "apenas" sentir a natureza.
O parque ecológico faz jus ao nome. Os quatro sócios, gente jovem que já investiram 300 mil euros, conseguiram enquadrar uma infra-estrutura turística numa quinta, na freguesia de Silva Escura, a meia dúzia de quilómetros do centro de Sever do Vouga. As novas casas são em madeira. Para já existem seis mas o objectivo dos proprietários que inauguraram o Eco Parque no Verão passado é chegar às 12. Serão 14 quando as duas casas em pedra estiverem recuperadas. As casas e cinco moinhos.
Disponíveis estão, no imediato, um estúdio com capacidade para dois adultos e uma criança (42 euros por noite) e cinco T1+1 para seis pessoas (70 euros por noite).
O som do rio Mau, um afluente do Vouga, dá música ao ambiente, já experimentado por uma centena de pessoas que, apesar da pouca divulgação, conseguiram chegar a um pequeno "paraíso".
Junto à linha de água foi erguido uma estrutura em madeira para o arvorismo. O passeio aéreo entre as árvores é somente uma das muitas actividades que os hóspedes da Quinta do Engenho podem usufruir. Programas de animação à medida graças à parceria entre a quinta e empresas de animação turística do concelho. Canoagem, BTT, canyoning, passeios pedestres, orientação e manobras com cordas (rappel e slide, entre outras) fazem parte do leque de ofertas. O espaço está equipado com um balneário. "Para o Verão de 2010 está prevista a criação de um parque de campismo e de um campo de férias", revela José Costa, sócio da Quinta do Engenho. Sever do Vouga é muito mais que o Eco Parque, por isso, não deixe de visitar a Cascata da Cabreia, que já decorou séries televisivas, o património arquitectónico e arqueológico, os miradouros, o artesanato e a gastronomia - e de experimentar a vitela assada com arroz do forno, a lampreia e o peixe do rio. São imperdíveis.