<p>Descobrir e preservar os modos de vida e os hábitos das gentes barrosãs são alguns dos objectivos do Ecomuseu de Barroso, situado em Montalegre. Recentemente criou uma nova mais-valia, que o fez virar-se para as novas tecnologias. </p>
Corpo do artigo
Dentro do Ecomuseu, numa mesa de vidro, os utilizadores encontram a informação sobre o concelho e, com um simples toque, navegam pelo mapa de Montalegre e vêem fotografias de vários pontos de vista de diversos espaços turísticos. Exemplos disso são a Igreja de São Vicente, o miradouro, albufeiras e moinhos e outros locais de interesse. De forma virtual, o visitante pode descobrir estes locais e, através de imagens, ter a visão panorâmica e 3D, dentro e fora dos edifícios. Na mesma mesa virtual pode assistir a vídeos da gente barrosã e ouvir a música tradicional local.
No seu site, o Ecomuseu revela-se uma base para a relação das pessoas com o seu território e com os seus visitantes, contribuindo para o reforço da "identidade cultural desta comunidade, revitalizando a relação desta com o seu espaço geográfico".