São 21 as praias fluviais da rede de Aldeias do Xisto que se mostram uma opção para quem gosta de ir a banhos em águas doces. O parques de lazer e os ambientes verdejantes de deslumbrar são outras das razões para quem muitas vezes escolhe as praias fluviais.
Corpo do artigo
Pode não ser fácil escolher entre as 21 praias, que oferecem também os roteiros históricos e culturais das próprias Aldeias do Xisto. As praias fluviais são: Ortiga, Aldeia Ruiva, Ribeira Grande, Malhadal, Froia, Fragas de S. Simão, Ana de Aviz, Mosteiro, Açude Pinto, Cambas, Louçainha, Rocas, Poço Corga, Senhora da Piedade, Senhora da Graça, Bogueira, Peneda, Canaveias, Secarias, Pomares e Piódão - todas contemplam sugestões em redor dos programas das Aldeias do Xisto.
A praia da Louçainha - Serra do Espinhal, em Penela, tem uma Fluvioteca até 31 de Agosto, onde pode pôr a leitura em dia. Também em Penela, no dia 15, pode participar num passeio de BBT, com passagem pela praia fluvial.
A Biologia no Verão está nas praias da Lousã: Senhora da Graça (dia 11, às 15 horas) e praia fluvial da Bogueira (dia 13, às 15 horas também). Uma actividade lúdica e divertida que dá a conhecer a água nas praias fluviais.
A praia fluvial da Ortiga, em Mação, tem a Barragem de Belver como pano de fundo e está equipada com bar, piscina flutuante, cais, balneários e posto médico.
A praia fluvial das Fragas de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos, está rodeada de inúmeras fragas, que convidam à realização de desportos radicais, como rappel, slide e escalada.
A praia fluvial da Cascalheira, em Arganil, fica nas margens do rio Alva, junto a um açude. Muitas árvores, que proporcionam sombra, e os espaços verdes fazem as delícias dos visitantes.