Criada em 1988 e presidida então por Ingmar Bergman, a Academia Europeia de Cinema entregou no sábado à noite, numa cerimónia realizada na sala KKL de Lucerna, na Suíça, os seus prémios anuais, celebrando o melhor que o cinema europeu mostrou ao longo de 2024.
Corpo do artigo
E o vencedor foi: “Emilia Perez”, de Jacques Audiard. O musical mexicano, apesar de rodado inteiramente em estúdio, em Paris, sobre um barão da droga que troca de sexo para podes escapar à justiça, viu-se recompensado como Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, também de Audiard, em colaboração com Thomas Bidegain e Lés Mysius, e Melhor Atriz, para a atriz espanhola trans Karla Sofia Gascón.
O filme já recebera o prémio de interpretação feminina em Cannes, mas partilhado pelas suas quatro atrizes, onde se encontravam também Zoe Saldana, Selena Gomez e Adriana Paz, mas este prémio para Gascón vem relançar a sua candidatura aos Óscars, que já vem sendo falada há algum tempo. A campanha poderá alargar-se agora ao próprio filme, que se vê com fortes probabilidades de estar nos dez nomeados da Academia de Hollywood para o Óscar de melhor filme do ano.