O último episódio da quarta temporada de "Sherlock" foi divulgado online, na Rússia, antes de ser exibido na televisão. O canal russo já anunciou que a culpa não foi de hackers, mas de um dos seus funcionários.
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O derradeiro episódio da quarta temporada de "Sherlock" deveria ter ido para o ar na Rússia e no Reino Unido simultaneamente, na passada segunda-feira. Mas os planos da BBC saíram furados quando, no dia anterior, o grande final foi colocado misteriosamente online, dobrado em russo.
Depois de umas primeiras suspeitas dirigidas a piratas informáticos, a estação televisiva russa (a par da BBC) lançou uma investigação para averiguar os verdadeiros culpados e anunciou, esta sexta-feira, o desfecho da mesma.
"Lamentamos confirmar que um dos nossos funcionários quebrou, de forma não maliciosa, os nossos rígidos protocolos de segurança. Como resultado desta enorme falha, o ficheiro foi divulgado online, começou por explicar o canal Channel One, em comunicado.
"Queremos tranquilizar os nossos parceiros [BBC] e espectadores em como, na sequência deste incidente, revimos completamente os nossos procedimentos de segurança de conteúdos para assegurar que isto não voltará a acontecer. Pedimos desculpa à Hartswood Films [produtora], à BBC Worldwide [emissora] e aos fãs de "Sherlock" que foram prejudicados por esta falha", sublinharam ainda os responsáveis russos.
Em resposta, a estação pública britânica reconheceu o "lapso isolado e não-intencional" do funcionário do Channel One e aceitou as "garantias de que os procedimentos de segurança serão apertados para eliminar futuros riscos semelhantes".
O episódio em questão - intitulado "The Final Problem" (em português, "O Problema Final") - acabou por sofrer, como consequência desta fuga de informação, uma descida acentuada de audiências no Reino Unido. Segundo a BBC, 5,9 milhões de pessoas sintonizaram a série protagonizada por Benedict Cumberbatch, aquém dos sete milhões conquistados, em média, nos episódios finais das temporadas anteriores.