Novo equipamento apresentará seis exposições por ano.
Corpo do artigo
Os Encontros da Imagem - Associação Cultural inauguram amanhã, em Braga, a Galeria Encontros da Imagem Estação, que se localiza no rés-do-chão do antigo Edifício da Estação da CP, com vistas e abertura direta para a gare de passageiros. O diretor, Carlos Fontes, adiantou ao JN que a Galeria fará, pelo menos, seis exposições por ano, no quadro de um protocolo com o Município.
"Queremos contribuir para a divulgação de projetos de jovens ou artistas fotográficos emergentes, em particular nacionais, mas também estrangeiros", explicou, adiantando que acolherá outras atividades, como conferências, debates temáticos, projeções de imagens fotográficas e videográficas.
"Memórias da cidade"
A primeira exposição, denominada "O real através de múltiplas facetas", é uma seleção de trabalhos de artistas que desde 1990 foram convidados para fotografar a cidade de Braga, no projeto "Memórias da Cidade".
Os trabalhos que ficam patentes até 4 de setembro são de autoria de Agostinho Gonçalves, António Julio Duarte, Fernando Pinheiro de Almeida, Fréderic Bellay, Gonçalo Delgado, Graça Sasfield, Hans van der Meer, Hugo Delgado, Jim Dow, Luc Choquer, Luis Mendes Santos, Luísa Ferreira, Mariano Piçarra, Martin Parr, Paulo Catríca e Pedro Letria, entre os mais de 30 autores que criaram trabalhos em Braga.
"As fotografias que se podem ver e admirar na exposição dão que ver, mas dão especialmente que pensar: o tempo que passou, os espaços que se perderam, idiossincrasias várias e que só a memória fotográfica pode salvar", diz Carlos Fontes.