Braga volta a ser o ponto central da 33ª. edição, que arranca esta sexta-feira . “Ensaio para o Futuro” é o tema da 33ª. edição do festival internacional de fotografia e artes visuais Encontros da Imagem, que decorre até 28 de outubro, abrangendo 24 espaços, sobretudo bracarenses.
Corpo do artigo
“Esta é uma edição voltada para o futuro, em que queremos parar, olhar para as propostas fotográficas que nos chegam de todo o mundo e pensar no estado das coisas, do nosso planeta e da nossa sociedade”, explica ao JN Simone Almeida, que partilha a direção do festival com Carla Bacelar e Noora Manty. Por isso mesmo, segundo a diretora, há dois subtemas que enquadram os trabalhos: Futuros Ambientais e Futuros Culturais.
No primeiro caso, as alterações climáticas “são uma questão incontornável”. “Teremos, por exemplo, uma exposição de rua do Gideon Mendel, na Avenida Central, que nos mostra várias fotografias de pessoas com grande parte do corpo submerso, porque foram captadas após cheias em vários cantos do mundo”, refere Simone Almeida. Inaugurado hoje, a partir das 18 horas, no centro de Braga, esse é “um trabalho para despertar, para alertar”, como muitos outros que o público poderá apreciar nos Encontros da Imagem.
“Dentro do outro subtema, na fachada da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, poderemos ver um trabalho de uma artista boliviana, Marisol Mendez, sobre o impacto do patriarcado na vida das mulheres bolivianas e a repressão da Igreja Católica na educação delas”, destaca Simone Almeida. A existência de identidades diferentes, a inclusão e os movimentos sociais têm muito enfoque nesta edição. A organização vai também dar a conhecer o resultado de duas residências artísticas, feitas pelos portugueses Pauliana Valente Pimentel e Carlos Barradas, em Braga, entre abril e maio deste ano – a primeira sobre a comunidade queer e a segunda sobre a “Braga do futuro”.
“Entre as exposições, as apresentações dos livros e as projeções contaremos com 47 fotógrafos”, enaltece Simone Almeida. Das três “open calls” lançadas pela organização do festival — Discovery Awards, Photobook Award e Emergentes: Portfolio Reviews Award — foram recebidas 853 candidaturas, um recorde, submetidas por 844 autores de 59 países diferentes.
Homenagem a Carlos Fontes
Este sábado à tarde, a partir das 17.30 horas, a organização dos Encontros da Imagem vai homenagear Carlos Fontes, um dos cofundadores e diretor do festival, que morreu no início de agosto vítima de doença prolongada. “Vamos reinaugurar a biblioteca da Galeria da Estação, dando-lhe o nome do Carlos, enaltecendo tudo aquilo que ele fez pela cultura e pelos Encontros da Imagem”, destaca Simone Almeida.