Curta-metragem “Era uma vez um estúdio” assinala centenário da produtora Walt Disney, que se celebra este ano.
Corpo do artigo
Há 100 anos, mais exatamente a 16 de Outubro de 1923, eram criados os estúdios de Walt Disney e, entre outros aspetos, a data fica marcada pelo lançamento da curta-metragem de animação “Era uma vez um estúdio”, que tem como cenário o próprio edifício.
Em breves mas animados 16 minutos, são dezenas as personagens que passam em ritmo acelerado (literalmente) pelo ecrã, reconhecíveis pelas silhuetas, cores, vozes originais e tiques que todos os que foram crianças ou adultos de mente aberta - pais, filhos, netos, bisnetos... - hoje recordam.
Como tantas vezes, a ação arranca com a saída do último empregado ao final do dia (interpretado por Burny Mattinson, que foi animador Disney durante 70 anos e faleceu no início de 2023), com as personagens a saltarem literalmente das telas em que estão expostos frames e desenhos originais dos filmes, numa correria louca que tem por objetivo juntarem-se todas numa imensa foto de uma grande família.
Do Coelho Oswald até às mais recentes propostas dos estúdios Disney, são muitas as personagens - heróis, vilões, figurantes secundários... - que podemos rever e recordar, eventualmente descobrir, na animação tradicional clássica ou tridimensional, combinada com imagem real.
É verdade que esta curta-metragem tem mais de nostálgico do que propriamente uma história - embora narre uma, simples e divertida, na melhor essência do cinema de animação para toda a família - mas são 16 minutos que se revelam intensos pela amálgama de emoções e recordações que a todos pode proporcionar este breve vislumbrar das suas personagens de animação favoritas.
Da visualização, repleta de referências e divertidas piscadelas de olho, ressalta a universalidade destas criações, sendo espantoso como breves segundos podem ser suficientes para caracterizar e lembrar o essencial de cada uma - e despertar a vontade de rever clássicos intemporais.
Uma certeza: uma só visualização de “Era uma vez um estúdio” - o filme está disponível nas plataformas de streaming Disney+, Disney Channel e canal Fox - não é suficiente para abarcar tudo, mas cada nova visita proporciona novos momentos de emoções intensas.