<p>Quando viajamos devemos eleger as datas das festas populares de um lugar. Não há maneira melhor de conhecer uma cultura do que partilhar dos seus costumes, mas, às vezes, estas podem ser quase desportos radiciais.</p>
Corpo do artigo
Em Buñol, perto de Valencia, em Espanha, celebra-se todos os anos a Tomatina, onde milhares de quilos de tomate maduro são atirados numa batalha campal na qual participam milhares de pessoas.
As festas com touros são também das mais populares em Espanha. Há várias localidades espanholas onde se soltam touros pelas ruas estreitas da cidade que perseguem as pessoas, o objectivo é correr à frente dele sem nunca ser apanhado.
No Texas, Estados Unidos celebra-se o concurso das "ostras de montanha" que se destinam a saber qual o criador de gado que tem o touro com os maiores testículos. Quem mais se arrisca é o júri que tem de medir e pesar as ditas "ostras ".
Em Inglaterra, perto de Gloucester, em Cooper´s Hill fazem um concurso de queijos rolantes pela colina abaixo. O Reino Unido tem duas das celebrações mais perigosas, na segunda-feira dezenas de pessoas participam do campeonato mundial de mergulho em pântano, atiram-se no Llanwrtyd Wells apenas com barbatanas e 'snorkel'. Em Bognor, em Setembro há uma corrida de homens pássaro, onde os concorrentes têm de inventar artefactos voadores para competirem entre si.
Em Sonkajärvi, na Finlândia há um campeonato de levantamento de esposas, se for casado esta pode ser a altura ideal. Esta festa pretende recriar a tradição viking de roubar a mulher de outro com o simples feito de levá-la.
Em Laguna Niguel, nos Estados Unidos há uma tradição intitulada Amtrak Mooning que se baseia em pôr-se ao lado das linhas do comboio e mostrar o rabo. Em Setembro em Egremont, Inglaterra dá-se o concurso mundial de fazer caretas.