Em curso desde segunda-feira, a edição deste ano do festival literário Escritaria - dedicada a Miguel Esteves Cardoso - entra a partir desta sexta na sua fase mais dinâmica, com uma dúzia de atividades previstas.
Corpo do artigo
Com o descerramento da escultura de Miguel Esteves Cardoso, ao final da manhã desta sexta-feira, o Escritaria 2023 inicia o seu antepenúltimo dia, mas, na realidade, a festa literária só agora vai começar verdadeiramente, tal a quantidade de eventos previstos até ao final de domingo.
Apesar disso, entre segunda e quinta-feira, foram várias as centenas de pessoas que acorreram às iniciativas já realizadas. Da exibição do documentário "O Portugal de Miguel Esteves Cardoso" à apresentação da peça "Portugal 5.0", pela companhia Jangada Teatro, sem esquecer a conversa-concerto com Miguel Ângelo, Penafiel já se converteu por estes dias na cidade de MEC, com uma presença que também se nota nas ruas. A começar pelas montras e janelas ornamentadas com frases retiradas dos livros do autor de "Cemitério de raparigas" ou passando pelas características peças de mobiliário urbano de que qualquer transeunte se pode apoderar livremente
O dia que marca a chegada do autor homenageado a Penafiel fica também marcado por outro acontecimento de monta: o espetáculo dos Sétima Legião. A histórica banda - em relação à qual Esteves Cardoso nunca escondeu a sua admiração - está a comemorar 40 anos através de uma série de concertos pelo pais. Esta noite apresentam na Praça do Escritaria, com entrada livre, o seu pop-rock elegante e impregnado de fortes referências históricas.
No sábado à tarde, concentram-se três debates que passam em revista diferentes etapas no percurso de um dos mais influentes cronistas do Portugal contemporâneo: "Miguel Esteves Cardoso: uma aventura na república portuguesa" é o tema da conversa entre Francisco Mendes da Silva e Rui Couceiro; Valter Hugo Mãe vai falar sobre as dificuldades da escrita e Bruno Vieira Amaral e Bárbara Reis são os participantes no debate intitulado "Geração Nestum com figos".
Para a noite fica reservada uma conversa entre Miguel Esteves Cardoso e João Pedro George.
O derradeiro dia começa ainda de manhã através de uma visitada guiada encenada pelo Bairro dos Livros e termina da parte da tarde, com três novas mesas redondas: "O problema de Miguel Esteves Cardoso", com João Pedro George, Carlos Quevedo e Pedro Boucheria Mendes; "A Escrítica Pop", com Manuel Falcão e Nuno Miguel Guedes, e por fim a muita esperada recriação da "Noite da Má Língua", programa que, nos idos de 1990, se tornou uma referência da televisão portuguesa pelo humor descomprometidos dos seus participantes. Em Penafiel, Rui Zink, Rita Blanco e Manuel Serrão vão estar à conversa com Júlia Pinheiro.